Prioridade em Santo André é descongestionar o trânsito, diz Aidan Ravin

PTB Notícias 10/04/2010, 7:35


O prefeito Aidan Ravin (PTB) ofereceu, nesta sexta-feira, 09/04, à população de Santo André uma boa notícia no momento em que a cidade comemora mais um aniversário, 457 anos de fundação: anunciou que um pacote de obras está sendo elaborado com a finalidade de priorizar soluções para o complicado e caótico trânsito da cidade.

Nada mais oportuno.

Desde os tempos do ex-prefeito Newton Brandão (PSDB) a cidade não recebe investimentos substanciais em obras do sistema viário.

As três gestões do Partido dos Trabalhadores, ao longo de doze anos, legaram tão somente o viaduto Cassaquera que melhorou, mas não resolveu o gargalo do início da Avenida do Estado.

A idéia de construção de um novo acesso ao Rodoanel partindo de Capuava é excelente, porém depende de investimentos do governo do Estado.

No entanto há algo que pode ser feito com rapidez, sem grandes custos: sinalizar os principais corredores do município com placas indicando os caminhos de acesso ao Rodoanel.

Ao mesmo tempo, realizar investimentos em engenharia de trânsito e equipamentos para instalação de ondas verdes – aqueles que abrem sucessivamente os semáforos facilitando o escoamento do trânsito – que podem ajudar muito neste primeiro momento.

O prefeito Aidan sabe que existem muitas demandas da população, especialmente quanto à saúde.

No entanto, o trânsito moroso das principais ruas e avenidas da cidade prejudica tanto moradores como os que estão de passagem.

O problema merece atenção no mesmo nível em que se buscam soluções para melhorar a saúde.

Até porque a fluidez do escoamento das indústrias e da atividade econômica é fundamental para permitir a expansão da economia local e regional.

Administrar é, antes de tudo, definir prioridades.

Bom que o prefeito identifica uma delas no precário sistema viário da cidade.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal ABC Repórter