Programa de Coleta Seletiva do lixo será implementado em Santa Cruz do Sul

PTB Notícias 21/09/2009, 8:02


A Prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), implementa hoje, 21, no Gabinete do Executivo Municipal, o Programa de Coleta Seletiva do Lixo na Prefeitura.

O projeto, articulado Pela Secretaria do Meio Ambiente com apoio do Gabinete do Vice-prefeito, consiste na separação do lixo seco e do lixo orgânico em todos os órgãos e secretarias da Prefeitura.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Controle e Qualidade Ambiental, Cássio Arend, o lixo orgânico será coletado pela empresa responsável enquanto que o lixo seco será recolhido nos pontos de coletas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMMAS) duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, para que seja destinado aos catadores do município.

Para retirar o lixo seco no SEMMAS, será preciso que as associações ou cooperativas de catadores se habilitem na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O programa também terá como foco de atuação, a sensibilização do funcionalismo Público para racionalizar a utilização dos materiais do expediente, evitando desperdícios e fazendo o uso consciente dos recursos, objetivando maior economia para o Município.

Uma comissão está sendo formada para acompanhar a implantação do projeto e cada secretaria e órgão da Prefeitura terá um multiplicador, uma pessoa que terá a responsabilidade de articular junto ao seu grupo de trabalho a mudança de atitude dos servidores, objetivando o sucesso o programa.

“Com isso queremos dar o exemplo para a nossa comunidade, para no futuro também implantar a coleta seletiva em toda a cidade”, finalizou o Coordenador Cássio Arend.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul