Programa ‘Lixo Consciente’ está nas mãos de Amazonino em Manaus

PTB Notícias 28/08/2011, 12:47


O prefeito Amazonino Mendes (PTB) já tem em mãos para sanção o projeto de autoria da vereadora Marise Mendes (PTB), irmã dele, subscrito pelo vereador Paulo De Carli (PRTB), que institui o “Lixo Consciente, Uma Idéia Reciclável”, que visa disciplinar a postura de resíduos orgânicos e resíduos recicláveis e manter limpa a área urbana de Manaus.

A proposta foi aprovada no legislativo municipal.

Conforme o projeto, o Lixo Consciente tem finalidade educativa e visa colaborar com o fim da postura incorreta de lixo orgânico e reciclável, bem como esclarecer a população de Manaus sobre a forma correta de armazenar os resíduos orgânicos e os resíduos recicláveis e seus respectivos horários de postura.

O projeto define ainda que a prefeitura, por intermédio das secretarias de Limpeza Pública (Semusp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será responsável por elaborar a campanha institucional educativa junto às unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e junto à população de Manaus em geral.

De acordo com o projeto, a Lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias após a publicação e as despesas decorrentes da sua execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

A autora do projeto, que está em São Paulo a tratamento de saúde, explica que a idéia é prestar auxílio às secretarias de Meio Ambiente e de Limpeza Pública na incansável luta em manter a cidade limpa.

“A intenção de firmar convênio com a Semed, visa apostar na educação das crianças, seres puros e ainda em desenvolvimento, sem vícios de atitudes e apostar no futuro, seja ele de curto, médio e longo prazo, uma vez que as crianças que freqüentam as escolas, são o futuro de nossa cidade já conhecida como capital ecológica, criando assim uma juventude política e ecologicamente correta e consciente”, diz ela.

Agência Trabalhista de Notícias (Ivana Souza) com informações da Câmara Municiapal de Manaus