Projeto Bem-Te-Vi contempla mais de 10 mil alunos em Pres. Prudente

PTB Notícias 24/09/2011, 11:06

Com o objetivo de promover a educação no trânsito para jovens e crianças do município, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), de Presidente Prudente (SP), investe em ações de educação permanente no trânsito, através do Departamento de Educação no Trânsito.

Destaque para o programa Clube do Bem-Te-Vi, que nos últimos dois anos contemplou mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Educação.

Desde o início da gestão do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) o departamento foi reestruturado para fortalecer as políticas públicas na área de educação no trânsito.

As ações são viabilizadas com o empenho do secretário da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi.

O Departamento de Educação no Trânsito da Semav desenvolve projetos que contemplam as crianças do município.

O setor recebe agendamentos de palestras em escolas e disponibiliza a Cidade Mirim.

O projeto é levado inclusive ao programa comunitário Sua Vida Melhor Ainda, para orientar as crianças dos bairros.

Dentre os principais projetos realizados pela Semav aparecem os seguintes: Clube do Bem-Te-Vi; projeto Transformação; oficinas de trânsito do programa Cidadescola e a Semana Nacional de Trânsito com ações permanentes durante o ano.

Em relação ao Clube do Bem-Te-Vi, a proposta é realizada em parceria com Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran), através da Divisão de Educação de Trânsito do Detran de São Paulo.

Em 2010, o programa de educação no trânsito beneficiou 4.

684 alunos das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação com palestras, exibições de vídeos e orientações sobre o trânsito.

Já em 2011, foram cerca de 30 escolas, que totalizaram mais de seis mil alunos com orientações de trânsito.

Outra iniciativa é a realização das oficinas de trânsito que atendem o programa de educação integral Cidadescola, com ações na Escola Municipal Antonio Moreira Lima, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta e também na Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, na Cecap.

As ações educativas beneficiam aproximadamente 400 alunos do ensino fundamental.

Já o projeto Transformação teve início em abril deste ano e contempla alunos do 3ª ano do ensino médio e crianças da 4ª série do ensino fundamental.

O projeto é desenvolvido em parceria com Assessoria Municipal da Juventude e Centro de Formação dos Condutores (CFC).

A proposta consiste em levar os jovens para visitar o pátio do Centro de Aprendizagem no Trânsito (Ceatran).

Neste ano o projeto já contemplou mais de 400 alunos do ensino fundamental e médio sobre os princípios básicos de segurança no trânsito.

A Semav também organiza a Semana Nacional de Trânsito, que neste ano ocorre do dia 18 ao dia 25 se setembro, com o apoio dos parceiros, dentre eles: Polícia Militar; Corpo de Bombeiros e Sest/Senat.

A programação da campanha também conta com ações que contemplam o público infantil.

Neste ano, as atividades já beneficiaram os alunos com palestras nas escolas municipais e entidades como a Casa do Pequeno Trabalhador e Fundação Mirim.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Presidente Prudente