Projeto de Arnon Bezerra proíbe transporte de bebidas alcoólicas nas cabines dos veículos

Agência Trabalhista de Notícias 12/12/2016, 8:31

Imagem Crédito: Ananda Borges/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados analisa projeto do deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) que determina que bebidas alcoólicas de qualquer teor só poderão ser transportadas nos porta-malas dos veículos. Além disso, devem estar dentro dos sacos ou engradados em que foram adquiridas, e lacradas pelo estabelecimento comercial (PL 3098/08).

“Já são muito conhecidos os resultados trágicos da combinação do álcool com direção. É necessário que tomemos uma medida radical, inclusive adotada em outros países. A legislação já prevê, obviamente, a proibição de se dirigir alcoolizado. Agora está na hora de proibirmos também o transporte de bebidas alcoólicas na parte da frente dos veículos, onde estão localizados o motorista e os passageiros”, destacou o parlamentar.

A proposta muda artigo do Código de Transito Brasileiro para definir que quem transgredir o disposto na futura lei terá cometido falta gravíssima, sujeita a multa e recolhimento do documento de habilitação.

“É muito comum vermos, em qualquer cidade brasileira, pessoas que adquirem bebidas e saem com elas na mão, já geladinhas, prontas para o consumo. Saem bebendo e dirigindo, ou os passageiros bebem, representando uma tremenda tentação para o motorista ou tirando sua atenção”, afirmou Arnon Bezerra.

O projeto do parlamentar está sendo analisado com outro que trata de assunto semelhante. Eles estão prontos para votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara