Projeto de Campos Machado institui Cartão de Saúde Digital em São Paulo

Agência Trabalhista de Notícias 26/09/2019, 9:02


Imagem Crédito: José Antonio Teixeira/Alesp

Diante do acentuado aumento de mortes causadas por sarampo, sendo duas delas em São Paulo, o deputado estadual Campos Machado (PTB) apresentou projeto de lei que institui o Cartão de Saúde Digital. A finalidade é armazenar as informações contidas na carteira de vacinação, tais como tipo sanguíneo, alergias e doenças genéticas, além da possibilidade de ser um documento com apresentação obrigatória para a efetivação da matrícula em estabelecimentos de ensino públicos e privados.

“É preciso compreender que a vacinação é um pacto coletivo de erradicação de doenças. Portanto, não se trata de uma escolha individual. Diferentemente da escolha de tomar remédio ou não”, pondera o petebista. “Quem acha que não precisa se vacinar é o responsável por fazer com que doenças que já estavam erradicadas voltem a infectar e até mesmo matar outras pessoas”, acrescenta.

O projeto teve a contribuição técnica de Marcel Cerqueira César Machado, médico e doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde é professor-emérito.

Com informações da Assembleia Legislativa de São Paulo