Projeto de Campos Machado prevê que embalagens sejam mais higiênicas

PTB Notícias 2/02/2009, 20:06


As embalagens dos produtos atraem a atenção do consumidor e podem se tornar um estímulo à compra, o que tem mobilizado cada vez mais a atuação de designers para a criação de itens criativos e de fácil manuseio.

O deputado estadual Campos Machado, presidente do Diretório Estadual do PTB em São Paulo, acredita que, apesar da modernização cada vez maior dos invólucros, os mesmos ainda apresentam falhas com relação à higiene e segurança.

Para o deputado Campos Machado, os aspectos de higiene e segurança tem sido negligenciados na composição das embalagens.

Por tentar resolver esta questão, o deputado petebista apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 42/2008, que obriga os fabricantes de bebidas a colocar lacres higiênicos na parte externa das tampas de latas, copos ou garrafas comercializados no Estado.

Campos Machado alerta que sua proposta “visa proteger milhões de pessoas, que estariam livres de contrair doenças como a leptospirose provocada pela urina de ratos sobre as latas de bebidas armazenadas em depósitos imundos”.

Ele lembra ainda que testes realizados pela Universidade de São Paulo comprovam a eficiência dos lacres higiênicos, com a diminuição da quantidade de micro-organismos em cerca de 80%.

Agência Trabalhista de Notícias (com site da Assembléia Legislativa de São Paulo)