Projeto de Chaves em homenagem a Pelópidas da Silveira é sancionado

PTB Notícias 29/09/2011, 13:48


Agora é oficial: o Metrô do Recife/Metrorec passa a se chamar Sistema Metroviário do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira.

O projeto de Lei da Câmara do deputado federal José Chaves (PTB) foi sancionado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), no exercício do cargo de presidente da República.

A Lei nº 12.

496 foi publicada no Diário Oficial de terça-feira, 20/09/2011.

Chaves comemora a sanção da lei, que homenageia o ex-prefeito do Recife.

“Ninguém amou mais o Recife do que Pelópidas Silveira.

Ele foi uma das figuras mais proeminentes da história de Pernambuco e do Brasil”, justifica.

Além de ter comandado o Executivo do Recife por três vezes, Pelópidas Silveira destacou-se na luta pelo monopólio estatal do petróleo, que resultou na criação da Petrobras.

Foi ainda vice-governador do Estado de Pernambuco, na gestão de Cid Sampaio, e Secretário de Viação, no governo de Miguel Arraes.

“Até seus adversários reconheciam tratar-se de um homem dotado de imenso sentimento de amor ao seu povo”, acrescenta o petebista.

Sobre Pelópidas da Silveira – O recifense Pelópidas Silveira nasceu em 1915, graduou-se em Engenharia em 1935, tornando-se professor universitário já no ano seguinte ao de sua formatura.

Foi prefeito do Recife em três ocasiões: em 1946, entre 1955 e 1959 e, finalmente, de 1963 a 1964, quando foi deposto e preso pelo regime militar.

Entre muitas outras iniciativas relevantes, o homenageado criou, em seu segundo mandato como prefeito, a Companhia de Transportes Urbanos (CTU), ofereceu assistência às populações da periferia, dos morros e alagados, e estimulou a formação de associações de bairro.

Após 1964, com os direitos políticos cassados por dez anos, Pelópidas não podia ter nenhuma atuação política.

No ano de 1980, beneficiado pela Anistia, foi reintegrado à Universidade Federal de Pernambuco e aposentou-se no ano seguinte.

Faleceu em 2008, deixando um legado de respeito e admiração.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações do portal do deputado José Chaves