Projeto de Cristiano Araújo contra bullying é aprovado em comissão da CLDF

PTB Notícias 14/12/2011, 12:54


A Comissão de Educação e Saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na terça-feira (14/12/2011) o projeto de lei 156/2011, de autoria do deputado petebista Cristiano Araújo, que cria a Política de Combate ao bullying nas escolas públicas e particulares da capital federal.

Cristiano, que atualmente é secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, é coordenador da campanha “Bullying, Aqui Não!!” e representante do DF na Frente Parlamentar Nacional de Combate ao Bullying, instituída no Congresso Nacional.

Segundo o autor da proposta, os números relativos à pratica do bullying no DF são alarmantes e agravados a cada dia pelo uso das redes sociais como ferramenta de violência.

O secretário lembrou que, segundo o Censo do IBGE-2010, o DF é a primeira capital do país em número de casos de bullying, seguida de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

“As outras cidades já criaram suas leis para impedir a evolução do problema.

Precisamos agir rápido aqui no DF”, disse Cristiano Araújo.

O projeto busca a criação de meios para que esse tipo de violência, muitas vezes distantes do cotidiano dos adultos, seja combatido em todos os âmbitos.

Seja em casa, nas escolas ou nas ruas.

O secretário pretende realizar novas audiências públicas para discutir com a sociedade o teor da proposta antes de submetê-la ao Plenário: “Precisamos envolver a sociedade neste debate que é muito importante para todos”.

Segunda chanceOutro projeto aprovado pela Comissão de Educação é o 645/07, que dispõe a implantação de ensino profissionalizante em centros de recuperação de menores infratores, como o antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje).

A proposta busca assegurar qualificação profissional aos menores em situação de risco para que eles tenham mais oportunidades e deixem de cometer infrações.

“Esse projeto será uma nova chance para os internos se inserirem na sociedade e se recolocarem profissionalmente, em busca de um futuro melhor”, disse Cristiano.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF)Foto: Divulgação