Projeto de Deley obriga novas escolas a terem quadras poliesportivas

PTB Notícias 14/06/2018, 8:30


Imagem Crédito: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1528989416460{margin-bottom: 0px !important;}”]Um projeto de lei (PL 6757/16) do deputado Deley (PTB-RJ) estabelece que as novas escolas públicas de ensino fundamental e médio deverão ter obrigatoriamente quadras poliesportivas para o desenvolvimento de atividades físicas pelos alunos.

O parlamentar lembra o caráter socioeducativo que a atividade esportiva tem no crescimento de crianças e adolescentes. “Não se pode construir escola que não tenha uma quadra. Essa quadra é tão importante quanto o quadro-negro”, defende.

Mesmo sendo um componente curricular obrigatório nas escolas, o Censo Escolar 2015 mostrou que 65,5% das escolas públicas de ensino básico do Brasil não contam com qualquer quadra esportiva. A situação mais grave está nos estados do Maranhão e do Acre, onde mais de 90% das escolas da educação básica não tinham quadras.

Deley defende que o esporte tem um poder que vai além de revelar talentos e socializar os alunos; ajuda na promoção da igualdade. “No esporte, não tem pobre, rico, negro, branco. Eu não conheço nenhum espaço onde você consiga tratar os diferentes de forma igual que não seja através do esporte”, conclui.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação e aguarda a manifestação dos deputados da Comissão de Finanças e Tributação.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]