Projeto de Dr. Furlan institui Plano de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Agência Trabalhista de Notícias 11/09/2019, 9:02

Imagem Crédito: Gerson Barbosa/Alap

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá emitiu parecer favorável ao projeto de lei do deputado Dr. Furlan (PTB) que cria o Plano Estadual de Enfrentamento e Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A proposta teve o apoio dos integrantes da comissão, que votaram pela aprovação do relatório, em reunião realizada na terça-feira (10), no plenário da Casa.

“Infelizmente, temos que falar desse assunto, mas é preciso encontrar ferramentas para combater o suicídio”, disse Dr. Furlan.

Relator da matéria, o deputado Paulinho Ramos (RL) defendeu o voto favorável ao considerar o projeto um importante mecanismo para enfrentar esse grave problema, principalmente entre os mais jovens, que atentam contra a própria vida. Segundo Ramos, com base em dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde, o Amapá figura entre os estados com maior média de suicídios por cada grupo de 100 mil habitantes.

A comissão também aprovou o parecer sobre a “Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer do Aparelho Digestivo no Amapá”, também de autoria do Dr. Furlan.

As proposituras serão encaminhadas para a apreciação do plenário. Caso aprovadas, seguem para a sanção do governador.

Com informações da Assembleia Legislativa do Amapá