Projeto de Frank Aguiar define diretrizes para ensino de artes em escolas

PTB Notícias 3/09/2007, 8:51


A Câmara dos Deputados analisará a partir desta semana a criação de diretrizes para o ensino de Artes na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96).

A proposta (PL 741/07) foi apresentada pelo deputado petebista Frank Aguiar, em parceria com o deputado Elismar Prado (PT-MG).

O projeto de Frank Aguiar define os conteúdos a serem ministrados e distribuídos entre as várias séries.

Atualmente, apenas a obrigação da educação artística consta da lei.

Pela proposta, música, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, cinema, vídeo, design e noções sobre patrimônio artístico, cultural e arquitetônico devem constar da formação.

O projeto também do deputado petebista, em parceria com o deputado do PT de mineiro, explicita que os professores devem ter formação específica na área e determina um prazo de três anos para que os sistemas de educação adaptem-se às novas exigências.

Frank Aguiar destacou em sua proposta a importância da arte-educação no desenvolvimento da capacidade dos alunos de lerem e analisarem o mundo em que vivem.

Além disso, segundo Frank Aguiar e Elismar Prado, a educação para as artes reúne, de forma multidisciplinar, conhecimentos sobre diversas áreas também fundamentais da educação, como história, geografia e línguas.

TramitaçãoO projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

fonte: Agência Câmara