Projeto de Lira obriga UTI móvel nas universidades tem parecer aprovado

PTB Notícias 2/08/2011, 16:01


O projeto de autoria do vereador Wilton Lira (PTB-AM), que obriga as Universidades e Centros Universitários a ter uma ambulância com uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel (UTI Móvel) operadas por profissionais da saúde, teve o parecer da Comissão de Saúde, aprovado durante a Ordem desta terça-feira (02/08/2011).

O projeto segue para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFOR) e deve voltar ao plenário na próxima terça-feira.

Segundo Lira, as UTIs devem atender nos horários regulares de aula ou durante a permanência de um grande número de pessoas.

A ideia é proteger os estudantes universitários, professores e servidores, dando mais segurança no caso de procedimentos e intervenções pré-hospitalares, prevenindo óbitos diante de uma emergência.

O petebista destacou que não pretende legislar sobre questões administrativas, porém as unidades universitárias terão 180 dias para se adequar a nova lei.

Wilton Lira citou como exemplo um estudante de engenharia que, no ano passado, faleceu dentro de uma sala de aula por falta de um atendimento emergencial.

“O projeto não visa a ferir a lei que confere a autonomia universitária garantida pela constituição.

Estou avaliando o mérito da questão, uma vez que, a intenção da propositura é salvar vidas, ou tirá-las do risco de óbito”, salientou.

O vereador Paulo Nasser (PSC), médico especialista em urologia, defendeu a proposta de Wilton Lira, reafirmando a necessidade da implantação das UTIs.

Nasser enfatizou que uma parcela dos óbitos nessas unidades de educação acontecem devido a morosidade no atendimento.

“As pessoas precisam de um atendimento adequado.

O projeto do vereador vem de encontro com as necessidades dos estudantes universitários de diferentes faixas etárias e que, aparentemente, não apresentam problemas de saúde, mas que podem ser surpreendidos por doenças silenciosas.

“Agência Trabalhista de Noticias (PB), com informações da Câmara Municipal de Manaus