Projeto de Luzia Toledo inclui Espírito Santo no circuito Estrada Real

PTB Notícias 23/05/2009, 11:21


Uma audiência pública será realizada no município capixaba de Santa Leopoldina para detalhar o projeto turístico Estrada Real, do qual o Espírito Santo agora faz parte.

A Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa do ES (Ales) deliberou sobre o evento em reunião no Plenário Dirceu Cardoso.

A data ainda não foi definida.

A audiência foi solicitada pelo secretário de Cultura e Turismo daquele município, Jefferson Rodrigues.

A deputada Luzia Toledo (PTB), presidente da Comissão, lutou para incluir o Espírito Santo na Estrada Real, a partir da confirmação da existência da Rota Imperial “Dom Pedro D´Alcântara”.

A Rota Imperial parte da histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e termina em Vitória.

Na reunião da Comissão, Luzia Toledo apresentou um relatório da viagem feita no último fim de semana, quando um grupo percorreu toda a Rota Imperial, desde Minas Gerais até o Palácio Anchieta, em Vitória.

A parlamentar liderou a comitiva, formada por representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), do Instituto Estrada Real, que gerencia o projeto, técnicos e turismólogos.

O secretário de Turismo do Espírito Santo, Marcus Vicente, percorreu parte da rota.

A deputada Luzia Toledo salientou na reunião que o trabalho da Comissão de Turismo terminou, e passou agora o bastão para a Findes, que dará continuidade ao projeto em terras capixabas.

Sob a coordenação da Comissão, foi realizada a pesquisa que confirmou a existência da Rota Imperial.

Em janeiro, o presidente da federação, Lucas Izoton, assinou convênio com o Instituto Estrada Real e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fieng), em solenidade no Palácio Anchieta.

A partir daí, foi iniciado o processo de reconhecimento da nova rota e mapeamento do potencial turístico das regiões envolvidas.

O caminho, aberto por ordem do Rei de Portugal, Dom João VI, era utilizado para escoar riquezas de Minas Gerais e terminava no Porto de Vitória, onde mercadorias eram embarcadas.

Bom Jesus do NorteNa reunião da Comissão de Turismo a deputada Luzia Toledo fez também uma chamada para a audiência pública da próxima quarta-feira (27), em Bom Jesus do Norte.

Será às 18 horas, no Centro Cívico do município, para debater incentivos ao turismo e ao esporte em Bom Jesus, Apiacá, São José do Calçado e Mimoso do Sul.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo