Projeto de Luzia Toledo prevê instituição do Dia do Cozinheiro-chefe

PTB Notícias 9/05/2009, 9:13


Cozinheiros-chefes capixabas agora terão um dia especial no Espírito Santo.

O Projeto de Lei nº 295/2008, da deputada Luzia Toledo (PTB) e que prevê a instituição do Dia Estadual do Cozinheiro-chefe, foi sancionado nesta quinta-feira (7) pelo governador Paulo Hartung.

De acordo com a nova lei, nº 9.

146/2009, o dia do cozinheiro-chefe será comemorado anualmente em 10 de agosto.

A homenagem prestada a categoria se deve ao número de profissionais envolvidos no setor que contribuem para o crescimento da economia em todo o Estado.

O Espírito Santo destaca-se no cenário nacional por sua cultura gastronômica e o reconhecimento nacional capixaba se deve também a esses profissionais.

De acordo com Luzia Toledo, o talento e a competência com que os chefes orientam na preparação dos mais saborosos pratos, capazes de satisfazer aos mais exigentes paladares, devem ser reconhecidos.

“Eles tem tamanha responsabilidade e competência para coordenar grupos de executores de maravilhosos cardápios, almoços, jantares, festas ou banquetes.

São tão pouco reconhecidos e, muitas vezes, até desconhecidos pela maioria da população e sua função vai desde a criação, atuação e produção de pratos elaborados até o controle de qualidade dos alimentos neles utilizados”, frisou a parlamentar.

A escolha do dia 10 de agosto se deu em virtude de São Lourenço, mártir da Igreja Católica, ser o padroeiro dos cozinheiros.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Espírito Santo