Projeto de Marcus Vinícius inclui direitos dos idosos na grade curricular

PTB Notícias 16/03/2012, 6:42


O deputado Marcus Vinícius (PTB-RJ) apresentou projeto de lei para tornar obrigatório no currículo das escolas estaduais o estudo dos “direitos dos idosos” baseado, primordialmente, no Estatuto do Idoso.

“Instituições particulares têm adotado a prática de estimular os jovens a se integrar com os idosos formando cidadãos conscientes dos direitos dos idosos e para, no futuro, se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos”, afirma Marcus Vinícius.

Essa prática, segundo o parlamentar, se dá por meio da inclusão do tema na grade curricular e programas de convivência com os idosos.

“Queremos que este projeto de lei se torne a partida para que mais propostas sejam executadas no âmbito da Secretaria de estadual de Educação”.

Marcus Vinícius já tem o compromisso dos parlamentares para a aprovação do projeto com a expectativa de ir a plenário ainda este semestre e já ser aplicado em 2013.

“Além do estudo sistematizado do Estatuto do Idoso, podem ser incluídos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, o respeito e à valorização do idoso”, aponta.

Hoje, o governo do Estado mantém 1.

466 unidades que somam 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.

“A partir de uma experiência bem sucedida, o projeto pode ser aplicado para toda a unidade educacional pública e particular atingindo um universo de 3,3 milhões de jovens de até 17 anos que são hoje 21% da população do Estado em torno de 16 milhões de habitantes”, estima Marcus Vinícius.

O deputado estadual está defendendo junto aos demais parlamentares o baixo custo do projeto em contrapartida a um benefício inestimável.

“Hoje precisamos de projetos que assegurem assentos em terminais rodoviários e coletivos porque os idosos não são respeitados, por exemplo.

A conscientização do jovem, desde cedo, muda esse comportamento”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal TV Cidade de Petrópolis