Projeto de Patrícia institui certificado Mulher Cidadã de Novo Hamburgo

PTB Notícias 24/02/2015, 7:17


A Câmara Municipal de Novo Hamburgo (RS) aprovou na segunda-feira (23/2/2015), em segundo turno, o Projeto de Decreto Legislativo n° 2/2015, da vereadora Patrícia Beck (PTB).

O projeto instituiu o certificado Mulher Cidadã de Novo Hamburgo e a Semana da Mulher no Legislativo, cujas atividades acontecerão na segunda semana de março.

Tanto a premiação quanto a Semana da Mulher no Legislativo já constavam nos Decretos Legislativos nº 8, de 5 de outubro de 2001, e nº 4, de 16 de agosto de 2002.

A parlamentar unificou essas duas propostas, além de fazer algumas alterações.

Nesta segunda votação, a trabalhista gaúcha apresentou emenda na qual ampliou para todos os parlamentares, em vez das bancadas, a possibilidade de indicação das concorrentes à honraria.

Conforme a justificativa na apresentação, as mudanças realizadas nesta emenda são para que se possa contemplar todos os vereadores e um número maior de mulheres da comunidade.

Patrícia Beck informou que a intenção é realizar a premiação ainda em 2015.

A matéria ainda prevê que no transcurso da Semana da Mulher serão proferidas conferências e palestras por mulheres de notável saber em diversas áreas: I – defesa dos direitos da mulher e combate à violência; II – educação; III – participação política; IV – profissionalização; V – saúde; VI – serviço comunitário; e VII – assuntos pertinentes à mulher.

De acordo com o projeto, a elaboração do programa compete à Mesa Diretora da Câmara Municipal, bem como a escolha dos conferencistas e tudo mais que se fizer necessário para a realização do evento.

A proposta estipula que o certificado Mulher Cidadã de Novo Hamburgo será entregue em sessão solene a ser realizada na última semana de março de cada ano.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Novo HamburgoFoto: Maíra Kiefer/CMNH