Projeto de Paulo Bengtson cria Semana Nacional de Celebração da Vida

PTB Notícias 11/05/2021, 9:59


Imagem

Definir um período específico do ano para celebrar oficialmente a vida – não só a das pessoas, mas também a dos animais e das plantas (o meio ambiente). É esse o objetivo do Projeto de Lei 1521/21, apresentado pelo deputado Paulo Bengtson (PTB-PA).

A proposta institui a Semana Nacional de Celebração da Vida, a ser comemorada todos os anos na segunda semana de abril, para, entre outros pontos, dar oportunidade e incentivar atividades e eventos que abordem o sentido, o significado e o propósito da vida, como o voluntariado, o desenvolvimento espiritual, o trabalho comunitário, o apoio aos necessitados, a amizade e a família.

“Celebrar a vida é uma forma de expressar gratidão. Dependendo da crença da pessoa, pode ser uma forma de agradecer a Deus. Também pode ser a gratidão aos pais ou às pessoas que o ajudaram a vencer problemas e obstáculos na sua jornada”, explica Paulo Bengtson.

Governos

No âmbito estatal, o projeto estimula os governos e os legisladores federais, estaduais e municipais a divulgarem relatórios e atividades, e a planejarem programas, projetos e ações relacionados à preservação e à promoção da vida e do bem-estar, que devem ser os objetivos maiores da existência do Estado.

“No âmbito do serviço público, essa semana será a oportunidade para cada instituição refletir sobre suas finalidades: até que ponto os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão promovendo a vida e o bem-estar, notadamente em suas decisões que afetam toda a coletividade? Como têm contribuído para a preservação da vida de crianças, mulheres, jovens, idosos, deficientes e trabalhadores?”, pondera Paulo Bengtson.

Eventos

A proposta também determina que a Semana Nacional de Celebração da Vida seja comemorada com destaque, podendo contar com atividades e eventos promovidos por governadores, prefeitos, deputados federais, estaduais e distritais, e vereadores, com a definição e a organização de calendário das atividades e eventos, que serão divulgados amplamente e com antecedência.

“Em suma, o que estamos propondo é que uma semana no ano seja destinada a pensar e a refletir sobre o que realmente interessa – a vida. Será uma oportunidade para atividades e eventos de conscientização, agradecimento, divulgação e promoção de boas práticas que contribuam para aumentar a qualidade de vida, o apreço pela família, pelos amigos e pela comunidade. Também será um período para pensar nas coisas que dão sentido, significado e propósito às nossas vidas”, conclui o parlamentar.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados