Projeto de Petebista define medidas de prevenção a fenômenos naturais

PTB Notícias 15/06/2011, 7:11


O projeto de Lei do deputado Hildo do Candango (PTB-GO) esteve entre as matérias aptas a serem apreciadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás, durante reunião nesta terça-feira, 14/06.

A proposta cria a política estadual de alerta e prevenção de fenômenos naturais.

Entre as medidas, está o mapeamento das áreas de risco, desenvolvimento de tecnologias que possam prever impactos causados por fenômenos naturais, a diminuição desses impactos e o melhor reaparelhamento da Defesa Civil.

A discussão acontece no momento em que está sendo realizado na cidade de Goiás mais uma edição do FICA – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, com objetivo de discutir ações para a preservação do planeta.

Esse também é um dos objetivos da proposta de Hildo do Candango, que lembra a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro em que mais de 10 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Para o parlamentar, medidas preventivas poderiam ter evitado o problema na região serrana do Rio.

A situação é crítica em algumas regiões do Estado, onde áreas de risco ainda prevalecem, algumas delas em Goiânia.

“Não há dúvidas que a Defesa Civil precisa de melhor reaparelhamento, e também há necessidade de capacitação técnica e ampliação na formação de profissionais, e esses são alguns dos objetivos da nossa proposta”, lembra Hildo do Candango.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa de Goiás