Projeto de Rocal institui contratação de jovens em serviços terceirizados da Prefeitura do Rio

PTB Notícias 14/08/2018, 8:16


Imagem Crédito: Renan Olaz/CMRJ

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1534260923187{margin-bottom: 0px !important;}”]No mercado de trabalho, a inserção de jovens e adolescentes como aprendizes contribui para o desenvolvimento de suas competências profissionais. Pensando nisso, o vereador Rocal (PTB-RJ) apresentou projeto de lei que institui a contratação de jovens aprendizes nas empresas que prestam serviços de terceirização à Prefeitura do Rio de Janeiro.

A proposição explica que, para serem contratados, esses jovens devem possuir idade maior ou igual a 14 anos e menor ou igual a 24 anos; não ter exercido atividade remunerada, o que será comprovado por meio da carteira de trabalho; possuir o ensino básico em curso, seja em escola pública ou privada.

O projeto ainda prevê que o percentual das contratações não poderá ser inferior a 15% do montante de funcionários da empresa, sendo considerado percentual superior sempre que houver dígito decimal acima ou igual a cinco. Caso seja necessária mão de obra especializada, poderá ser exigido do beneficiado o certificado de qualificação referente à função.

O vereador Rocal explica que, devido à crise, muitos jovens e adolescentes sentem a necessidade de auxiliar financeiramente à família e a se qualificar profissionalmente. “É dever da prefeitura inserir o jovem aprendiz no quadro de empresas contratadas, pois proporciona o desenvolvimento desses cidadãos que iniciam suas atividades no mercado de trabalho”, diz.

Com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]