Projeto de Talles Barreto cria programa Intercâmbio da Terceira Idade

PTB Notícias 29/08/2013, 13:12

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás projeto do deputado Talles Barreto (PTB) que cria o programa Intercâmbio da Terceira Idade.

A propositura foi encaminhada para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Talles Barreto justifica que sua iniciativa tem como objetivo enriquecer as experiências, ampliar os horizontes e cultivar a saúde.

Tendo em vista que o dinamismo social, que até há pouco tempo era quase que exclusividade dos mais jovens, hoje em dia vem se estendendo também para grande parte da população da terceira idade.

De acordo com a propositura, o programa Intercâmbio da Terceira Idade tem como público alvo os idosos, considerados como aqueles cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.

Dentre outros, são objetivos do plano: troca de experiências, visitação aos locais turísticos do estado em que residem; contato com diversos costumes, culturas e tradições, convivência com cidadãos oriundos dos mais diversos municípios e regiões do estado e ampliação e enriquecimento sociocultural.

Dispõe o projeto que para realização desses objetivos, o programa poderá promover aos seus participantes, dentre outras atividades, excursões a diversos municípios do estado, atendendo sempre que possível: festividades regionais e as atrações turísticas mais relevantes do estado; encontros periódicos e reuniões intermunicipais; palestras, cursos, atividades esportivas, recreativas e socioculturais.

O Intercâmbio da Terceira Idade será organizado conjuntamente pela Goiás Turismo e a Superintendência do Idoso da Secretaria de Cidadania e Trabalho.

O projeto enfatiza que o Poder Executivo, caso necessário, poderá regulamentar esta lei no prazo de 180 dias, contados a partir da data de sua publicação.

Frisa que as despesas resultantes da execução desta lei ocorrerão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Talles coloca que decidiu tomar essa iniciativa porque percebeu que milhares de idosos goianos não possuem condições de se engajar nesse rol de atividades, pois muitas vezes faltam oportunidades, conhecimento, informações, e, eventualmente, recursos financeiros.

O deputado acredita que com o estado fazendo sua parte a situação de muitos desses idosos poderá mudar para melhor.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Assembleia Legislativa de GoiásFoto: Y.

Maeda