Projeto de vereador Daniel Rocha beneficiará carroceiros em Arapiraca

PTB Notícias 25/05/2009, 8:06


O vereador Daniel Rocha (PTB-AL) apresentou projeto de lei que pretende regulamentar a circulação de veículos de tração animal nas vias públicas de Arapiraca (AL), através do cadastramento junto a SMTT e da capacitação gratuita dos proprietários e condutores sobre temas importantes para o cotidiano, a exemplo da segurança e educação no trânsito, cuidados com o animal e com o meio ambiente.

Assim que o projeto entrar em vigor, os veículos de tração animal que circulam na cidade, após serem cadastrados, terão que obedecer algumas exigências básicas, entre elas, a obrigatoriedade da utilização de placa de identificação com quatro dígitos na parte traseira, sinais luminosos para visualização noturna e bolsões de borracha para que os excrementos expelidos pelos animais não caiam em via pública.

Os veículos só poderão ser conduzidos por maiores de 18 anos, desde que estejam portando o documento de identificação fornecido pela SMTT.

De acordo com o autor do projeto, as novas regras serão fundamentais tanto para proporcionar melhorias no trânsito de Arapiraca, como também para valorizar a vida e o meio ambiente.

“Este projeto é fundamental para que os condutores passem a ser mais conscientes sobre o seu papel no trânsito, como também sobre os cuidados com o animal, principal ferramenta de trabalho para a maioria deles”, frisou Daniel Rocha.

Nos cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura, os carroceiros receberão orientações sobre a prática de hábitos corretos como depositar entulhos em locais adequados, não conduzir os veículos na contramão da sinalização, não golpear o animal com chicotes durante o trajeto, entre vários outros pontos.

Assim como já ocorre com os veículos tradicionais, quem desrespeitar algumas das regras impostas poderá sofrer punições como retenção do veículo e multas.

Segundo o vereador, o cadastramento do veículo, a emissão da carteira de identificação do condutor e todos os cursos de capacitação serão oferecidos de forma gratuita.

Daniel Rocha acredita também que a regulamentação da frota trará maior segurança não só ao carroceiro, que deixará de ser um anônimo nas ruas, como também a todos os arapiraquenses.

“O cadastramento tornará os carroceiros mais valorizados, com direitos e deveres que serão de fundamental importância tanto para o seu dia-a-dia, como também para o desenvolvimento urbano de nossa cidade”, finalizou Rocha.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Alagoas em Tempo Real