Projeto de Wilton Lira prevê regras para criação de animais em Manaus

PTB Notícias 27/08/2011, 12:25


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na última quarta-feira (24/08), um projeto que prevê regras para a criação, propriedade, posse e guarda de cães e gatos em Manaus.

O projeto, proposto pelo vereador Wilton Lira (PTB) foi encaminhado para aprovação do prefeito Amazonino Mendes (PTB).

De acordo com o parlamentar, o projeto visa fazer com que os donos de animais sejam responsabilizados pelo bem estar dos animais.

Ele lembrou que atualmente não há um serviço on-line que trate a questão de denúncias por “maus tratos aos animais”.

“Fico imaginando que deve existir uma pilha gigantesca de denúncias aguardando sentença, sendo que a maior parte dos animais maltratados já podem estar mortos.

O resultado dessa falta de legislação e morosidade da justiça são as atrocidades que testemunhamos no nosso dia a dia nas ruas”, salientou o parlamentarRegistro em órgão municipalUm dos artigos do projeto determina que todos os cães e gatos de Manaus devem ser obrigatoriamente registrados no órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses ou em estabelecimentos veterinários devidamente credenciados por esse mesmo órgão.

Estes animais deverão ter o registro providenciado no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a partir da publicação em Diário Oficial.

A lei também exigirá que os animais sejam registrados entre o terceiro e sexto mês de idade recebendo no ato o registro e a aplicação da vacina contra a raiva.

Após o prazo, a ausência do registro poderá render ao proprietário do animal, multa que equivale a 1 UFM ( Unidade Fiscal do Município de Manaus).

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Câmara Municipal de Manaus