Projeto do vereador Divaldo Lara institui Lei da Bicicleta em Bagé (RS)

PTB Notícias 18/06/2015, 7:28

O projeto de lei (PL 044/15) que busca instituir, em Bagé (RS), a chamada Lei da Bicicleta será votado, nesta quinta-feira (18/6/2015), em caráter conclusivo, pela Câmara Municipal.

Proposta pelo vereador Divaldo Lara (PTB), a iniciativa determina que pelo menos 5% das ruas da zona urbana da cidade contem, futuramente, com ciclovias ou ciclofaixas visando, desse modo, estimular o uso do veículo no âmbito municipal.

A matéria, porém, não se resume a tal determinação.

Também sugere, em sua formatação, a criação de um Plano Cicloviário.

Assim, prevê ainda a promoção de ações em favor de ciclistas, pedestres e cadeirantes, a fim de melhorar as condições para o deslocamento; a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente, campanhas educativas voltadas para o uso desse transporte, além de espaços reservados na forma de bicicletários ou estacionamentos em terminais de transporte coletivo, estabelecimentos de ensino, complexos comerciais como supermercados, praças, prédios públicos, agências bancárias e hospitais.

Caso aprovado, o projeto ainda necessitará ser sancionado pelo Executivo para entrar em vigor.

Liquida BagéA sessão ordinária desta quinta ainda contará com outras quatro pautas para serem votadas de forma terminativa.

Também assinado por Divaldo Lara, o PL 006/15 sugere a alteração da lei municipal 3 692/2001, que autoriza o Executivo a realizar, em parceria com o comércio local, o evento Liquida Bagé – em abril e setembro.

Nesse processo, a prefeitura auxilia com a divulgação.

A proposta é que o período de promoções ocorra em duas fases: entre janeiro e março e de julho a setembro.

Se aprovada, a medida poderá incentivar a retomada de tal atividade que, em 2015, até então, não vem sendo realizada.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do jornal Folha do SulFoto: Divulgação