Projeto Lagoas do Norte, de Elmano Férrer (PI), será exemplo na Argentina

PTB Notícias 15/09/2014, 7:37


Maior intervenção urbanística de Teresina (PI), o projeto Lagoas do Norte, marca da gestão de Elmano Férrer (PTB), candidato ao Senado, servirá de modelo para outros países.

Os impactos positivos da obra de infraestrutura executada pelo ex-prefeito da cidade serão apresentados durante o Seminário “Gestão Integrada do Risco de Inundações em Áreas Urbanas”, que acontece no período de 9 a 11 de setembro em Buenos Aires, na Argentina.

O Parque Lagoas do Norte foi entregue no dia 28 de junho de 2012 por Elmano Férrer.

Em uma área de 12 hectares, o programa Lagoas do Norte representa um conjunto de ações integradas, intersetoriais, que foram realizadas com o apoio financeiro do Banco Mundial e em parceria com o governo federal (PAC), abrangendo 13 bairros da cidade.

São mais de 100 mil pessoas beneficiadas com as obras que incluem drenagem, requalificação urbana, construção do parque linear, melhorias habitacionais, abastecimento de água.

“Tiramos o projeto do papel.

Essas intervenções mudaram a cara da zona norte.

A requalificação urbana e ambiental da região possibilitou a ligação da rede de esgoto, complementação de abastecimento d’água de todas as casas residenciais do entorno do parque, além de algumas reformas de melhorias habitacionais”, afirmou Elmano Férrer.

Ao longo dos anos, como reflexo da ocupação desordenada, a região do projeto apresentou sérios problemas sociais e ambientais.

Na estação chuvosa, as águas pluviais e o extravasamento dos leitos rios Parnaíba e Poti provocam inundações das lagoas e das áreas baixas, causando graves consequências para os residentes.

A agilidade com que Elmano entregou o Parque Lagoas do Norte foi o grande destaque de sua gestão.

Anteriormente, a obra demorou 10 anos para conclusão de apenas 5% de seu projeto.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria de Elmano Férrer (PTB-PI) Foto: Divulgação/Assessoria