Proposta de Classmann inclui carne suína na merenda escolar gaúcha

PTB Notícias 24/03/2010, 8:38


A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o PL 201/2009, que inclui no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino a carne suína.

A proposta de autoria do deputado Aloísio Classmann (PTB) visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Rio Grande do Sul, mas, ao mesmo tempo, adiciona à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos.

“Por isso, a importância de iniciar esse processo nas crianças, que podem adquirir desde cedo bons hábitos alimentares, ingerindo carne saudável e com reduzido teor de gorduras”, defende o parlamentar.

Segundo ele, esta também é uma forma de quebrar um tabu muito antigo, o qual remete à lembrança de que a carne suína ainda está ligada a conceitos medievais de produção.

“Mas, hoje, a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho”, afirmou o parlamentar.

Neste sentido, ele lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio.

Classmann reforça, ainda, que a carne suína, especialmente o lombo suíno, apresenta benefícios indiscutíveis à saúde e deve ser mais uma opção nutricionalmente adequada no cardápio escolar, já que alguns nutrientes da carne suína são de difícil obtenção em outros alimentos.

“Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Aloísio Classmann