Proposta de Pedro Augusto Bezerra exige fraldários para adultos em prédios de uso coletivo

Agência Trabalhista de Notícias 9/05/2019, 10:08

Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

Projeto de lei do deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) torna obrigatória a instalação de fraldários para pessoas com necessidades especiais e idosos em edifícios públicos e privados destinados ao uso coletivo, como shopping centers e estádios (PL 2186/19).

Pedro Augusto destaca que a necessidade de utilização de fraldas é uma situação muito desconfortável, tanto para quem usa quanto para quem cuida de jovens e adultos que necessitam de fazer trocas frequentes. “A sociedade deve estar atenta a essas situações delicadas e fazer o máximo possível para amenizar os transtornos dessas pessoas”, afirma.

A proposta altera a Lei 10.098/2000, que define critérios básicos sobre a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Políticas públicas

Na opinião do deputado, o Brasil avançou em políticas públicas destinadas à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, por exemplo, com a exigência de banheiros equipados e acessíveis em prédios públicos e privados. Porém, afirma que são necessárias ainda outras medidas para amenizar os impactos de uma vida limitada, como a criação dos fraldários para adultos.

“Não é justo que aquele que já tem várias limitações tenha que se abster de passeios corriqueiros por conta da dificuldade e constrangimento de trocar uma simples fralda”, defende.

Cuidados

Pedro Augusto Bezerra também ressalta que pessoas que utilizam fraldas necessitam de manutenção e trocas constantes. Segundo o petebista, o uso de fraldas molhadas durante longo período pode causar assaduras, feridas na pele e, em casos mais graves, infecções urinárias. As trocas em intervalos regulares também exigem boa higienização com o uso de água, sabonete e lenço para retirar qualquer resíduo.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados