PTB alcança vitória histórica nas candidaturas femininas, e Graciela Nienov destaca a garra das leoas petebistas

PTB Notícias 18/11/2020, 13:00

Imagem

Com a totalização dos resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2020 em todo o Brasil, o PTB registrou um feito histórico nas candidaturas de mulheres: o partido, além de ter conseguido eleger o maior número de prefeitas em sua história, conquistou o 4º lugar no ranking nacional dos partidos que mais elegeram prefeitas proporcionalmente em relação à quantidade de candidatos. Das 103 mulheres petebistas que se candidataram ao cargo de prefeita Brasil afora, 32 se elegeram, o que levou o partido a um percentual de 15,6% em relação ao total de candidatos que foram inscritos pelo partido nessas eleições, 761.

Ao alcançar o percentual de 15,6%, o PTB só perdeu para PV (19,1%), PCdoB (17,2%) e Solidariedade (17%) na proporção de mulheres eleitas em relação ao total de candidatos de seu partido. Com esse resultado, o PTB ficou à frente do PMN (15,4%), PROS (15%), Republicanos (14,4%), DEM (13,3%), MDB (13,3%), PL (13%), PT (12,8%), PSC (12,1%), PSD (11,5%), PDT (10,9%), Cidadania (10,8%), PP (10,4%), PSDB (10,2%), PSB (10%), Avante (10%), Podemos (9,4%), PSL (7,8%) e Patriota (4,2%). O Psol não entrou nesta lista porque só elegeu prefeitos homens.

A presidente nacional do PTB Mulher, Graciela Nienov, comemorou o resultado e celebrou a conquista histórica para o partido. Graciela agradeceu o empenho, a garra e a coragem de tantas mulheres que se lançaram na disputa, e enfatizou que a cada eleição o partido consegue se solidificar como um dos maiores do Brasil no acesso das mulheres a melhores condições de campanha, assim como recursos e apoio para ingressarem na política.

“O PTB está em festa. Nossas mulheres, nossas leoas petebistas, enfrentaram essa campanha com uma garra incomum, com disposição, sem medo de mostrar a cara. O resultado histórico que obtivemos, com 32 prefeitas eleitas em diversos estados, mostra que estamos no caminho certo na busca por ampliarmos a participação feminina na política. O nosso presidente Roberto Jefferson é o nosso maior incentivador, e graças e ele, pela primeira vez na história do partido, as mulheres puderam controlar e tomar suas próprias decisões sobre os recursos para as campanhas, o que antes era uma decisão somente dos homens. Nosso presidente nos deu vez e voto, e nos garantiu acesso a verbas além até mesmo da cota fixada pela Justiça Eleitoral. Portanto, temos mesmo que comemorar. As leoas petebistas lutaram e venceram e deram ao PTB a sua melhor colocação em todos os tempos na proporção de vitórias em relação à quantidade de candidatas. Parabéns, leoas. Parabéns, PTB”, disse Graciela.

No geral, contando todos os partidos, apenas 12% dos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições deste ano são mulheres, segundo os dados do TSE. Ou seja, o PTB, com a proporção de 15,6% de eleitas em relação à quantidade de candidatas, está acima da média nacional no que diz respeito às mulheres. Já quando se verifica a proporção de prefeitas eleitas em relação ao número de candidatas mulheres do partido, o número chega a 31%. Os homens, que obtiveram 184 vitórias a prefeito entre os 658 candidatos, obtiveram um percentual de 28% de vitórias.

LISTA DE MULHERES ELEITAS POR ESTADO:

MATO GROSSO (1)
Francieli Magalhães