PTB-Bauru enaltece 65 anos de criação do Partido Trabalhista Brasileiro

PTB Notícias 17/05/2010, 7:36

O Diretório do PTB de Bauru publicou, no último sábado, 15/05, em seu Blog próprio, um artigo enaltecendo os 65 anos de criação do Partido Trabalhista Brasileiro, por Getúlio Vargas.

O autor, Ricardo Oliveira, presidente do PTB-Bauru; é membro dos diretórios estadual e nacional da legenda.

Foi assessor do governador do Estado e do presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Ex-secretário das Administrações Regionais do governo Rodrigo Agostinho, em Bauru Confira o artigo, assinado pelo presidente do PTB-Bauru, Ricardo Oliveira , na íntegra: “Só faz história quem tem história!”Há exatos 65 anos, no dia 15 de maio de 1945, pelas mãos do nosso eterno patrono, presidente Getúlio Vargas, surgia o Partido Trabalhista Brasileiro, o lendário PTB, marco da renovação político-partidária do nosso País, bem como do processo de redemocratização que o Brasil experimentaria nos anos seguintes, impulsionado pela onda de liberdade que varreu o mundo, em função da vitória dos Aliados sobre o totalitarismo nazi-facista, na 2ª.

Guerra Mundial, ocorrida uma semana antes.

O PTB foi mais um dos importantes legados de Getúlio Vargas, concebido para assegurar a perpetuação do ideário trabalhista, instituído por ele, no nosso País, bem como para garantir que o seu sonho de ver o Brasil livre, soberano e provedor das necessidades de seu povo, seria materializado.

E assim o foi; aqui começou a história que mudou a vida do trabalhador brasileiro!Foi com Getúlio e o PTB que o Brasil deixou a condição de economia agrícola para ingressar no mundo industrializado.

Nosso partido foi, e ainda é, o grande responsável pelas grandes conquistas sociais, desenvolvimentistas e trabalhistas, tais como a CLT, a Justiça do Trabalho, as organizações sindicais, a estruturação do moderno Estado brasileiro, a instituição do concurso público para ingresso no serviço público, a criação da Previdência Social, do Sistema Público de Saúde, do ensino profissionalizante, da Petrobrás e do BNDES.

O resgate da mulher para a política e luta pela dignidade dos hansenianos, através do voto, também foram marcas da atuação do nosso patrono e do nosso partido.

Na Constituinte de 1988, nossa bancada no Congresso Nacional atuou de forma decisiva para a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas, como, por exemplo, o 13º.

salário, as férias remuneradas e as licenças.

Mais recentemente, o PTB vem atuando de forma decisiva para a derrubada do Fator Previdenciário e por um reajuste digno para os aposentados.

Honrar e reverenciar o nosso passado, sem deixar de atuar de forma marcante no presente, bem como de construir o nosso futuro de forma a recolocar o PTB no seu merecido lugar, no cenário político nacional, é o grande desafio que nos anima a conduzir o estandarte petebista que herdamos de Getúlio, de Jânio, e de João Goulart.

Particularmente em São Paulo, sob a liderança firme e decidida do nosso presidente estadual, deputado Campos Machado, o PTB não para de crescer.

Estamos presentes em todos os 645 municípios do Estado e já instalamos 28 Escritórios Regionais, cuja missão é a de mobilizar, de forma permanente, todos os seus respectivos diretórios municipais, fazendo com que o nosso partido tenha vida orgânica e se constitua num verdadeiro canal para o escoamento das justas reivindicações das comunidades a que pertencem.

Além disso, foram criados 12 departamentos que aproximam o PTB de, praticamente, todos os segmentos atuantes na sociedade moderna, o que, somado à estrutura partidária acima citada, faz com que o nosso partido caminhe, a passos largos, para voltar a ser o grande “partido de massas”, sonhado e idealizado por Getúlio.

Esse, também é o nosso grande sonho, nosso grande ideal; e haveremos de persegui-lo e alcançá-lo, para que possamos nos tornar dignos da história de nosso tempo, como o foi nosso patrono, Getúlio Vargas.

Afinal, como sempre nos lembra o nosso grande líder Campos Machado: “Só faz história quem tem história; e o PTB, com seus 65 anos, tem a história que todo partido gostaria de ter”! * Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog do PTB-Bauru