PTB de Arujá (SP) apresenta proposta de iluminação ecologicamente correta

PTB Notícias 17/08/2013, 6:41


Iluminação pública ecologicamente correta foi uma das bandeiras levantadas pela bancada do PTB durante a última sessão ordinária da Câmara de Arujá, ocorrida na última semana.

Os vereadores Reynaldo Gregório Junior, o Reynaldinho, e Edvaldo de Oliveira Paula, o Castelo Alemão, usaram a tribuna para expor a preocupação quanto à resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual determina que a partir de 2014 os municípios serão responsáveis pela manutenção de todo o sistema de iluminação pública, como troca de luminárias, lâmpadas e reatores, atualmente de responsabilidade das distribuidoras de energia elétrica, como a Elektro, que atua nas cidades do Estado de São Paulo.

Os edis falaram sobre o poste de energia elétrica ecologicamente correto instalado na rua Pedro de Alcantara, no bairro Vila Pilar.

De acordo com Reynaldinho, o poste foi cedido, em caráter experimental, por uma empresa de Arujá.

Produzido em material galvanizado, a lâmpada de Led é acessa por meio de uma bateria que é carregada com energia solar.

“Esse poste não precisa de um monte de fios para acender a lâmpada, daí evita-se a poluição visual também”, acrescentou o vereador.

Castelo Alemão citou a preocupação da bancada quanto à resolução da Aneel, através da qual a iluminação pública passará a ser de responsabilidade do município.

“Já prevendo essa mudança a partir de janeiro, por que não se preocupar com o meio ambiente também?”, enfatiza o petebista.

Poste experimental agrada morador “Precisamos de mais uns cinco desse”, disse o morador Fernando de Almeida Brandão, que já havia solicitado a colocação de um poste na rua em que reside.

“Sei que é experimental, mas ficou muito bom”, acrescentou.

De acordo com os petebistas, a proposta será levada ao prefeito para que seja analisada a viabilidade de elaborar um projeto a fim de que outros bairros recebam esse tipo de iluminação pública.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Jornal da Cidade