PTB de Pernambuco filia Josenildo Sinésio, ex-vereador do Recife

PTB Notícias 3/07/2013, 16:56

Durante encontro com o senador e presidente do diretório do PTB de Pernambuco, Armando Monteiro, o ex-vereador do Recife Josenildo Sinésio confirmou a filiação ao partido.

Josenildo desligou-se do PT em março deste ano, e entra no PTB para fortalecer ainda mais a legenda trabalhista na capital pernambucana e Região Metropolitana.

Vereador por três mandatos, Josenildo tem atuação em diversos setores sociais, como os movimentos populares, de educação, juventude, esporte e lazer e, de maneira especial, a igreja.

O novo petebista elegeu-se vereador do Recife pela primeira vez em 2000, renovando os mandatos em 2004 e 2008.

No ano passado, recebeu 5.

262 votos ao disputar a reeleição.

Em 2010, foi candidato a deputado federal, saindo das urnas com mais de 34 mil votos.

A forte ligação com a igreja e os movimentos populares vem da militância nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Josenildo coordenou a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife/Regional NE 2 da CNBB e foi um dos fundadores do Conselho de Moradores do Morro da Conceição e da Federação das Associações de Casa Amarela (FEACA).

Funcionário público estadual há quase 28 anos, também fundou e presidiu o Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco (SINDSERPE).

Na Câmara do Recife, Josenildo Sinésio teve atuação destacada, sendo o primeiro vereador a eleger-se presidente da Casa Legislativa Municipal por dois mandatos consecutivos.

Em suas gestões, determinou o fim do nepotismo e do jeton, a redução do recesso legislativo, a modernização da TV Câmara e a criação do Parlamento Comum da Região Metropolitana do Recife, dentre outras ações.

Entre os projetos de lei que apresentou destaca-se a criação da Tribuna Popular da Câmara e o que dispõem sobre segurança nos bancos, proibição do uso de produtos transgênicos na merenda das escolas municipais, a obrigatoriedade da instalação de detector de metais nos estádios de futebol e casas de shows, criação de “Áreas de Preservação Esportiva e de Lazer”, dos conselhos gestores dos Parques Municipais e a ampliação da Rede de Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao longo de seus três mandatos, Josenildo também foi líder de governo na Câmara das gestões dos petistas João Paulo e João da Costa.

Durante a administração João Paulo, chegou a assumir interinamente a Prefeitura do Recife.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações do site do senador Armando Monteiro (PTB-PE)Foto: Assessoria de imprensa/Divulgação