PTB de Piracicaba inaugura escritório regional com a presença de líderes

Agência Trabalhista de Notícias 26/11/2009, 7:30

O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) de Piracicaba inaugura hoje, 26/11, às 19 horas, o escritório regional do partido, que ficará na rua Benjamin Constant, 2.

459.

O evento tem a presença confirmada de lideranças nacionais da legenda, como o senador Romeu Tuma e os deputados Campos Machado, Arnaldo Faria e Nelson Marcheselli.

“Também estarão presentes outras lideranças regionais”, diz o vereador petebista João Manoel dos Santos.

As autoridades serão recebidas na Câmara de Vereadores e seguem para o escritório regional.

João Manoel visitou a redação da Gazeta de Piracicaba com os petebista José Carlos Masson e Francisco Edílson dos Santos, o Chico d’ Água.

Como explica João Manoel, o escritório servirá como um complemento ao diretório municipal, que cuida de questões como filiações e a articulação das ações partidárias em nível local.

“O escritório vai aglutinar a legenda com as demais cidades que compõem a região”, explica.

São dez cidades: Piracicaba, Anhembi, Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista, Mombuca, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e Tietê.

O escritório ajuda na organização da militância em nível regional, cuidando de detalhes de cursos e metas do PTB, com destaque para linhas de ação voltadas aos jovens, meio ambiente e os negros.

“Faz parte de uma estratégia de descentralização, delegando poderes para diferentes regiões em que o PTB atua, expandindo o partido”, informa João Manoel.

Antes da vinda do escritório, toda essa organização era feita de acordo com o diretório estadual.

Em Piracicaba, o escritório regional chega para endossar o objetivo político do partido se fortalecer para as eleições não só de 2010, como também de 2012.

A expectativa é que o PTB tenha candidatos a deputados estaduais e federais para região no próximo ano, além de chapa própria para prefeito em 2012.

Vereador e um dos principais nomes do partido em Piracicaba, João Manoel dos Santos diz que há várias conversas em andamento e informa que há sondagens para que ele seja candidato no ano que vem.

“Ainda está tudo em aberto”.

PARTIDO.

O PTB foi fundado no Rio de Janeiro (que então era o Distrito Federal), em 15 de maio de 1945 sob a inspiração de Getúlio Vargas, seu maior líder e no bojo do Queremismo, movimento popular cuja consigna era Queremos Getúlio e que propunha uma Assembléia Constituinte com Getúlio na Presidência da República.

Além de Getúlio, a fundação do PTB foi articulada pelo seu Ministro do Trabalho, Alexandre Marcondes Filho.

Segundo informações da enciclopédia virtual Wikipedia, a legenda possui força eleitoral significativa no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Mas é no Nordeste, principalmente em Pernambuco, onde o partido se destaca, pois, dos atuais 7 senadores, 3 são desta região.

E, dos 20 deputados federais, sete são nordestinos, ao passo que São Paulo tem 4 e o Rio Grande do Sul, 3 deputados.

NÚMERO500 filiados ao PTB estão em Piracicaba * Agência Trabalhista de Notícias com informações da Gazeta de Piracicaba