
PTB do Rio Grande do Sul manifesta apoio às pré-candidaturas da Juventude
PTB Notícias 2/10/2013, 18:29
No dia 5 de outubro termina o prazo para filiação partidária para quem deseja se candidatar nas eleições de 2014.
E no intuito de “concentrar a sua organização partidária”, com vistas a esse certame eleitoral, como destacou o presidente Adriano Stefanni ( (?page=ConteudoPage&cod=37969″ target=”_blank) clique aqui), a Juventude do PTB já colocou o seu bloco na rua.
A JPTB do Rio Grande do Sul, por exemplo, é um dos primeiros estados que vem trabalhando na fomentação de pré-candidatos.
Em visita à capital Porto Alegre, nesta segunda-feira (30/9/2013), Adriano Stefanni conversou com o presidente estadual do PTB, deputado federal Luiz Carlos Busato, sobre a importância de a JPTB concorrer às eleições com seus candidatos.
Entretanto, frisou Adriano, é necessário, além do estímulo, o apoio e o respaldo dos dirigentes e das lideranças gaúchas do partido para que esse projeto da Juventude do PTB se torne possível.
“Muitos dos grandes líderes que o PTB do Rio Grande do Sul tem em seus quadros militaram na nossa Juventude, uma das bases pela qual passaram, absorvendo conhecimento e aprendizado, para chegar onde hoje estão, assumindo mandatos nas Câmaras, Prefeituras, Secretarias, Assembleias e no Congresso Nacional.
Por isso que é importante dar espaço, auxílio e empenho dos mais experientes e expoentes petebistas para esse nosso projeto, que visa não só o fortalecimento gradativo da JPTB como também de todo o PTB”, disse Adriano.
Luiz Carlos Busato corroborou a importância ressaltada por Adriano Stefanni de incentivar e apoiar as candidaturas da Juventude.
De acordo com Busato, esta é uma ideia encampada também pelo presidente estadual da JPTB, Paulo Henrique Feltin, o PH.
O presidente do PTB-RS contou que já há alguns nomes na lista de pré-candidaturas, como os de Tami Furtado e Tiago Tessari.
De Candiota, Tami é secretária-geral da JPTB-RS e tem 25 anos.
Ela é pré-candidata a deputada estadual.
Tessari, de 26, é membro da Executiva Nacional da JPTB e pré-candidato a deputado federal.
Nas eleições de 2012, ele concorreu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, município onde é presidente da JPTB.
“Temos alguns casos em que o candidato da Juventude já tem experiência o suficiente para disputar de igual para igual, pois militam há muito tempo na política.
E a minha candidatura para federal foi assim: coloquei meu nome à disposição do partido e deu certo”, disse Busato.
“Portanto, eu acho que a disposição da nossa Juventude em apresentar nomes revela o tamanho da sua vontade e maturidade de participar das eleições.
“Maurício Dziedricki também enfatiza a necessidade de apoiar candidaturas da Juventude.
Hoje grande liderança do PTB gaúcho, Maurício foi eleito em 2004, aos 25 anos, vereador de Porto Alegre – sendo reeleito em 2008.
Ex-presidente municipal e estadual da JPTB, e hoje presidente do PTB de Porto Alegre, ele foi eleito deputado federal em 2010, mas se licenciou para assumir a Secretaria do Estado da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe).
“Esse é um compromisso que o PTB do Rio Grande do Sul tem – falo na condição de deputado, de vice-presidente e de militante da Juventude – que é a possibilidade de o partido ter a participação efetiva de jovens, de inovar a política no que se diz respeito a um novo arranjo para do desenvolvimento do país.
Precisamos de uma oxigenação das bancadas na Câmara Federal e do Senado, principalmente na renovação dos representantes da população.
Porque chegou a vez de o jovem participar paulatinamente, tendo em vista que a velocidade da informática, da informação, das redes sociais, que são instrumentos de transformação social e que incluem os brasileiros mais novos na discussão de políticas públicas e das mudanças necessárias para o Brasil.
É importante termos a renovação das ideias colocadas por um novo arranjo político, e esse novo arranjo supera crises, diversidades.
E para esse objetivo, a nossa Juventude é mais aberta e aguerrida para encampar esta missão”, concluiu Maurício.
Agência Trabalhista de Notícias, por Felipe MenezesFotos: Divulgação