PTB elege seis vereadores indígenas nessas eleições

PTB Notícias 23/11/2020, 16:34

Imagem

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) elegeu 6 dos 82 candidatos indígenas pelo partido, nestas eleições municipais. Do total dos eleitos pelo partido, 7,5% dos candidatos são indígenas.

Os seis eleitos em cinco Estados, são: Renato Yahé Krahô – Itacajá , no Tocantins (TO), Francineo Avelino Saldanha em Amaturá no Amazonas (AM), Irineu Desiderio da Silva, em Pariconha, no Alagoas (AL), Professora Sibele, em Miranda, no Mato Grosso do Sul (MS), Dalton Tupari, em Alta Floresta D´Oeste, em Roraima (RO). Robson Haritiana de Formoso do Araguaia (TO).

Segundo os últimos dados do TSE, referentes às eleições municipais, a quantidade de candidatos que se declararam indígenas, cresceu 27%.

De acordo com a justiça eleitoral, até o começo do mês de outubro, 2.177 candidatos indígenas haviam sido registrados. Nas eleições de 2018, foram apenas 1.715, mas apesar de expressivo o aumento, isso ainda não totaliza nem 1% da quantidade total de candidaturas.

O PTB elegeu 214 prefeitos e 2.474 vereadores nestas eleições. Entre as outras siglas conservadoras, como o Republicanos, o PSC, o PSL, o Avante, o Patriotas, foi o que mais obteve vitória significativa entre o número total de prefeitos e vereadores eleitos nos Estados.

Foto: Reprodução/Instituto Socioambiental