PTB foi o único partido a realizar inspeção das urnas eletrônicas junto com equipe das Forças Armadas

PTB Notícias 16/08/2022, 14:40

Imagem

Na última sexta-feira (12/08), representantes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), junto com a equipe das Forças Armadas que analisam os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação na sede do TSE, tiveram a oportunidade de visualizar de forma detalhada a composição física e o funcionamento da urna eletrônica.

As equipes de técnicos do PTB e das Forças Armadas inspecionaram toda a cadeia de segurança do hardware da urna e receberam informações sobre a completa operacionalidade do equipamento de votação eletrônica, com testes acerca da totalização e sistemas auxiliares do dispositivo.

O profissional representante do PTB neste processo foi Lucas Pavão, empresário da área de tecnologia com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de software e hardware.

Tanto a equipe da agremiação como a das Forças Armadas optou por realizar análise no modelo UE 2020 da urna eletrônica. Os técnicos do TSE abriram a urna, mostraram os seus componentes, e todas as funcionalidades foram explicadas pelo servidor do Tribunal. Também foi feita uma demonstração sobre o desempenho do equipamento, desde quando foi ligado na tomada de energia, passando pela integral performance, simulando uma votação até o desligamento do aparelho.

Os representantes das Forças Armadas seguem com a análise do código-fonte até o dia 19 de agosto. O PTB finalizou as suas atividades de inspeção das urnas e do sistema eletrônico de votação no dia 12 de agosto. Ainda está previsto trabalho de inspeção pela Polícia Federal, entre os dias 22 e 26 de agosto. Todo o processo deve ser concluído até o final deste mês.

Nesta semana, a equipe técnica do PTB que inspecionou as urnas deve divulgar um relatório com suas impressões a respeito do sistema de votação do TSE.