PTB fortalece cada vez mais atuação do movimento jovem do partido

PTB Notícias 8/09/2009, 13:32

O PTB está cada vez mais abrindo espaço para atuação dos jovens dentro do partido, com o objetivo de promover uma renovação de lideranças dentro da legenda e na política brasileira.

Para isso, tem crescido a participação da Juventude do PTB nas decisões partidárias, na elaboração de projetos e no lançamento de candidaturas.

O presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, ressalta que é necessário estimular o engajamento político da juventude brasileira, para promover a renovação na política nacional.

Em todos os eventos e encontros do PTB, Roberto Jefferson participa acompanhado do presidente nacional da Juventude Petebista, Anderson Xavier, para que a juventude sinta-se estimulada a ser cada vez mais ativa no partido.

“O PTB precisa de uma nova bandeira, um novo discurso.

Há décadas vivemos da herança de Getúlio Vargas, do mesmo discurso.

Isso fez com que o partido tivesse uma longa vida, mas precisamos renovar, precisamos de novos projetos, para continuar presente na política nacional por mais 100 anos”, declarou Jefferson, durante o encontro estadual do PTB de Mato Grosso, realizado em Cuiabá, no último dia 29 de agosto.

Jefferson conta que o PTB está se organizando para que o PTB Jovem e o PTB Mulher tenham autonomia dentro da legenda, atuando com recursos próprios e sendo administrado desvinculado dos mandatos dos dirigentes do partido, isto é, para que as direções das duas alas sejam independentes e com isso cada vez mais fortes.

Anderson Xavier explica que uma das diretrizes da Juventude Petebista é trabalhar junto aos universitários.

“Incentivando a participação política, não necessariamente a política partidária, mas o engajamento nos debates sobre a condução do país, as política públicas, a atuação dos governantes.

O jovem não precisa estar ligado a um partido, mas precisa estar interessado no que acontece no país, dar sua opinião e lutar pelo que acredita.

O jovem precisa ter ideais”, disse Anderson.

Como resultado do estimulo da direção nacional, a juventude petebista de Mato Grosso foi a mais animada e ativa durante o encontro estadual, mostrando projetos que estão sendo desenvolvidos no estado e na capital.

Em Cuiabá, o PTB Jovem está iniciando um trabalho junto aos bairros carentes.

Ser definido um bairro, onde quinzenalmente os membros do grupo irão visitar os moradores, diagnosticando as necessidades e oferecendo formas de ajudar.

“Uma das propostas é aproximar a população do poder público.

Muitas vezes, a pessoa tem um problema e não sabe a quem deve recorrer, que órgão público deve procurar.

Nosso objetivo ser o de ajudar a comunidade a buscas esses meios”, explica o presidente do PTB Jovem de Mato Grosso, Niuan Ribeiro Roberto.

Outra diretriz é apoiar candidaturas que representem a juventude e trabalhem por projetos voltados para esta faixa etária.

“Em Vila Rica, por exemplo, o PTB tem um vereador e apenas 21 anos, que está se destacando por seu dinamismo e vontade de trabalhar.

Vamos apoiar mais candidatos com esse perfil”, conclui Niuan.