PTB gaúcho apresenta programa social ao governo Yeda Crusius

PTB Notícias 13/04/2007, 8:35

O Instituto Solon Tavares (IST), órgão de formação política do PTB, apresentou nesta quinta-feira, 12, ao secretário da Justiça e Desenvolvimento Social (SJDS), Fernando Schüler, o programa “Família Protegida”, uma proposta de política pública do PTB para a área social, que poderá ser adotada como programa de governo.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento eqüitativo e socialmente inclusivo de famílias em vulnerabilidade social, o programa permeia por toda a rede social com suporte financeiro da Lei de Solidariedade, entre outros financiadores.

A Lei da Solidariedade é de autoria do então deputado estadual e hoje senador Sérgio Zambiasi.

“O Família Protegida” potencializa as ações de programas sociais das três esferas governamentais que hoje são executadas de forma dissociada”, define o presidente do IST, Ivandre Medeiros, para quem a idéia não diverge da linha de atuação do secretário Schüler.

Medeiros antecipou que o PTB deverá adotar o programa nas prefeituras do partido.

“Principalmente na inédita implantação do programa “Habilitar Social” que deverá atender a rede dentro do conceito de qualificação, com a implantação de incubadoras sociais.

Criado pela grupo de Desenvolvimento Social do IST, o programa está comprometido com a marca da solidariedade trabalhista e será agora apresentado ao Executivo.

“A idéia não diverge de nossas ações frente ao governo do Estado” avaliou Schüler, para quem a Lei da Solidariedade, base de sustentação privada de financiamentos para o “Família Protegida”, recebe foco especial da SJDS.

“Estamos enviando à Assembléia Legislativa alterações na Lei que vão intensificar o nível de participação das empresas.

Esta é uma vontade da governadora Yeda Crusius, atenção especial com a Lei da Solidariedade”, concluiu.

Participaram também do encontro o presidente do Diretório Estadual do PTB do Rio Grande do Sul, Elói Guimarães, o presidente do metropolitano, José Carlos Brack, o secretário de Esporte, Turismo e Lazer do governo gaúcho, Luís Augusto Lara, o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, presidentes e diretores de fundações e departamentos da SJDS.

O que é o Família Protegida Dentro do conceito de Segurança Social o programa prioriza a proteção à família e adota ações estruturantes contemplando as mais diversas áreas de atendimento à família, desde a saúde ao esporte.

Como fontes de financiamento públicos o “Família Protegida” se utiliza de recursos já consagrados na Lei Orçamentária anual em cada um dos programas que englobam a transversalidade de ações, além da Lei da Solidariedade que cria mecanismos de facilitação para a participação do empresariado.

fonte: site do PTB – RS