PTB ingressa com ação em defesa da realização da Copa América no Brasil

PTB Notícias 3/06/2021, 16:50

Imagem

O Diretório Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro solicitou admissão como Amicus Curiae nos autos na ADPF 756 para contribuir contra ação ingressada pelo PT com objetivo de barrar a realização da Copa América no Brasil. A solicitação do PTB foi feita junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 2 de junho, direcionada à ministra relatora do caso, Rosa Weber.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 756 com pedido de medida cautelar foi ingressada no STF, em 20 de outubro de 2020, pelo PCdoB, PSOL, PT, PSB e o CIDADANIA. A ação argumenta sobre as providências, relacionadas à decisão do Governo Federal de determinar a interrupção das tratativas realizadas entre a União, por intermédio do Ministério da Saúde e o Instituto Butantan de São Paulo, para aquisição de doses de vacina contra a Covid-19.

Com base nesta ação, o Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou, no dia 31 de maio de 2021, a Tutela Provisória de Urgência em Caráter Incidental contra o aceite do Governo Federal para que o Brasil seja a sede do evento esportivo denominado “Copa América 2021”, durante a pandemia de COVID19. O partido justifica que a realização do evento desafia a tomada de providências urgentes no bojo da ADPF em questão.

Por esse motivo, o PTB aguarda o deferimento da solicitação para participar como amicus curiae da ADPF 756 com o objetivo de se garantir o enriquecimento dos debates acerca da questão posicionando-se a favor da realização do evento em solo brasileiro.