PTB Mulher anuncia realização de seminário para formação política feminina

PTB Notícias 16/08/2007, 13:59

A Executiva Nacional do PTB Mulher, durante encontro realizado nesta quarta-feira (15/8) em Brasília, definiu o cronograma de atividades do movimento feminino do partido até o começo do ano de 2008.

O evento que será realizado no próximo dia 1º de setembro, o “PTB Mais mulher”, para filiação de mulheres ao Partido Trabalhista Brasileiro, desencadeará uma série de ações do partido com o objetivo de aumentar o seu contingente de filiadas, assim como para organização da estrutura do PTB Mulher nos diretórios estaduais e municipais, culminando com a organização de um grande seminário nacional de formação política da mulher petebista.

“É importante frisar que nós queremos, com a definição dessa agenda do PTB Mulher, estimular principalmente o sentimento de lealdade e união entre as mulheres.

Nós queremos fortalecer os laços partidários, o sentimento de grupo das petebistas.

As mulheres do partido podem ter certeza que estão participando de um movimento que consiste em uma nova tomada de posição, para ocupar com qualidade espaços importantes dentro da estrutura partidária.

Enfim, não apostamos na quantidade e sim no conteúdo, nas propostas, na capacidade de planejar das mulheres”, afirmou a Presidente Nacional do PTB Mulher, a vereadora Cristiane Brasil.

No encontro desta quarta-feira, a Executiva definiu as datas de 14, 15 e 16 de março de 2008 para a realização do seminário nacional do PTB Mulher.

De acordo com Cristiane Brasil, o PTB organizará o seminário com a parceria de instituições internacionais que atuam na área da formação política.

Pelo que foi acertado na reunião em Brasília, o seminário contará com dois dias de treinamento, culminando no último dia com um workshop de planejamento estratégico participativo.

O seminário vai ter como pontos-chave a preparação das mulheres em questões como oratória, capacidade de negociação, legislação, estratégia para campanhas eleitorais, estruturação do diretórios, política de base, entre outros temas.

“Ainda precisamos decidir quais serão as pessoas que vão participar do evento nacional, mas o que queremos é que as participantes multipliquem nacionalmente as informações obtidas no seminário.

Neste evento nós iremos definir as nossas metas e estratégias de ação para os próximos cinco anos no PTB Mulher nacional.

Esta é a nossa missão, valorizar e tornar visível o trabalho produtivo das mulheres, criando condições para que as mesmas sejam estimuladas a identificar suas próprias necessidades, estratégias e soluções”, disse Cristiane Brasil.

Durante a reunião em Brasília, as componentes da Executiva Nacional do PTB Mulher – Marli Iglesias, Daniela Amorim, Tânia Reckziegel, Marília Belotti, Rita Leite, Sandra Silveira, Vera Lùcia Gorgulho e Márcia Regina de Vasconcelos Ferreira – trataram também sobre o marketing da ala feminina do Partido Trabalhista Brasileiro.

Por unanimidade a Executiva aprovou o lema “Lugar de Mulher é no Poder”.

Segundo Cristiane Brasil, o PTB Mulher definiu que os diretórios estaduais têm a desafio de lutar por um espaço maior das mulheres dentro das estruturas de poder do partido, para que o movimento feminino não seja apenas um adendo ou apêndice dentro do PTB.

“Precisamos ter o nosso espaço garantido dentro dos diretórios estaduais, dos municipais, cargos na Executiva Nacional, pra que as mulheres possam realmente se sentir parte das decisões, e não apenas mais uma componente.

A gente não quer apenas quantidade, a gente quer qualidade nessa representação feminina, porque, como disse o Presidente Roberto Jefferson, o futuro da política e do partido vai passar pelas mulheres.

E essa qualidade eu pude constatar aqui na reunião da Executiva do PTB Mulher, porque cada uma das mulheres esteve aqui em Brasília de coração, de peito aberto, com garra para construir esse partido.

O Presidente Nacional nos deu essa oportunidade de trabalhar para o engrandecimento da ala feminina do PTB, e nós não vamos perder essa chance.

Por isso fiquei muito satisfeita com o resultado da reunião desta quarta-feira, assim como a determinação, o comprometimento da nossa Executiva.

Agora vamos trabalhar para estender isso a todos os diretórios estaduais e municipais”, disse a Presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil.

Agência Trabalhista de Notícias