PTB Mulher de POA realiza seminário sobre reforma política e cidadania

PTB Notícias 17/06/2014, 11:34


O PTB Mulher de Porto Alegre realizou, na quarta-feira (11/6/2014), o VII Seminário do Programa de Formação Política, com o tema reforma política e cidadania, ministrado pela secretária de Políticas para as Mulheres (SPM) do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão.

Na abertura do evento, a presidente municipal do PTB Mulher, Tanise Pazzim, ressaltou que o objetivo do Programa de Formação Política é promover atividades de formação e capacitação, como seminários, palestras, cursos e atividades culturais, oportunizando o debate e reflexão das principais questões e desafios da atualidade, principalmente, ligados ao tema da mulher.

O presidente municipal do PTB, Maurício Dziedricki, enalteceu o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Ainda que seja uma secretaria nova, criada no governo Tarso, já implantou diversas ações para as mulheres, como a patrulha Maria da Penha e o Crédito Lilás.

São políticas públicas fundamentais para o público feminino”, afirmou.

Já o vereador Elizandro Sabino, representando a bancada do PTB na Câmara Municipal, ressaltou a importância do tema e parabenizou os movimentos partidários pela iniciativa de trazer a sociedade para o debate.

Em sua palestra, Ariane Leitão ressaltou que, embora o Rio Grande do Sul tenha sido o último Estado a criar uma Secretaria de Políticas para Mulheres, muito já foi realizado desde a criação da secretaria (2012), a exemplo de políticas afirmativas com intuito de ingressar no mercado de trabalho com dignidade, acesso à educação e livrar o sexo feminino do preconceito e violência.

Sobre a reforma política, a secretária declarou que concorda que a questão das cotas de 30% foi um avanço, no entanto, afirma, é preciso avançar ainda mais.

Ela defende o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, o que daria mais condições de igualdade entre os candidatos, e ainda concorda com a paridade entre os sexos nas eleições.

“Afinal, somos mais da metade da população e exigimos maior participação na vida pública desse país”, completou.

A presidente estadual do PTB Mulher, Márcia Tedesco, destacou o trabalho que vem sendo realizado por todo o Estado, com objetivo de promover as candidaturas femininas do PTB de forma consistente, para que todas estejam preparadas para as campanhas eleitoras que se iniciam em julho.

A vice-presidente do PTB Mulher de Eldorado do Sul, Vivian Garcia, também prestigiou o evento.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB de Porto AlegreFoto: Divulgação