PTB Mulher de Porto Alegre participa de Encontro Internacional de Mulheres

PTB Notícias 24/03/2009, 11:27


O grupo debateu aspectos relevantes para as questões de gênero .

No último sábado (21/3), foi realizada a Reunião Regional da Internacional Socialista de Mulheres(ISM), que contou com a presença de centenas de mulheres, entre elas integrantes do PTB Mulher de porto Alegre, que ao longo do dia refletiram e debateram sobre aspectos relevantes para as questões de gênero.

O evento, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, apresentou como tema “O empoderamento das mulheres na política local”.

Neste contexto, foram apresentadas experiências internacionais que possibilitem o maior ingresso da mulher na política.

As palestrantes também abordaram a descriminalização do aborto, a educação, o trabalho e a aplicação da lei de cotas para mulheres nos pleitos eleitorais.

A presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes, classificou como positiva a participação das petebistas nessas discussões.

“O tema abordado na reunião da ISM, ou seja, a participação política, qualificada, das mulheres nos espaços públicos locais vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo PTBM Metropolitano”, disse ela, destacando que o objetivo do grupo, como movimento de ponta do PTB, é desenvolver capacidades políticas das mulheres, estimular o aparecimento de novas lideranças femininas e, claro, fortalecer as já existentes.

.

Na avaliação da secretária geral do Movimento na Capital, Paula Vaz Pinto, a mulher já conquistou muitos direitos.

“Agora o desafio é torná-los realidade”, disse ela.

“O PTB Mulher de Porto Alegre, é um movimento de vanguarda, que desenvolve suas atividades em consonância com os ditames internacionais, concretizando a ocupação de espaços políticos de âmbito local pelas mulheres, estimulando a participação em atividades associativas, sindicais e comunitárias”, declarou Maria Horácia Ribeiro, membro da executiva, e presidenta, em sua segunda gestão consecutiva, da União de Associações de Moradores de Porto Alegre -UAMPA.

A Internacional Socialista de Mulheres é a organização não governamental, que congrega mulheres dos partidos socialistas, social-democratas e trabalhistas filiados a Internacional Socialista.

Atualmente são 156 entidades associadas em todo o mundo.

Tem como objetivos promover programas de ações para superar toda discriminação na sociedade, incluídas as desigualdade entre homens e mulheres, trabalhar pelo direitos humanos e no desenvolvimento da paz.

Estavam presentes no evento também as petebistas Neuza Zoch, Silvia Trindade e Anita Silva.

fonte: site do PTB-RS