PTB Mulher do Rio reúne mais de 600 representantes para Convenção

PTB Notícias 30/10/2009, 15:38


O PTB Mulher-RJ fechou com chave de ouro a série de Convenções Municipais, realizadas durante as duas últimas semanas em diversas regiões do estado.

Nesta quarta-feira, 28/10/2009, foi a vez da capital fluminense eleger o novo Diretório Feminino, que, a partir de agora, será presidido pela militante Vera Gorgulho.

Cerca de 600 mulheres participaram da votação, durante toda a tarde, no escritório-sede do PTB Mulher-RJ.

Após a divulgação dos nomes que comporão o Diretório carioca, a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, fez questão de cumprimentar as eleitas e de falar às petebistas e aos visitantes presentes.

“Parabenizo a todas as mulheres que passam a fazer parte do Diretório Municipal do PTB Mulher no Rio, principalmente a nova Presidente, Vera Gorgulho, amiga por quem tenho especial carinho.

Este é um passo muito importante para nosso movimento.

Tenham certeza de que, enquanto estiverem desenvolvendo um trabalho baseado na ética, nos valores e princípios do PTB, eu estarei sempre ao lado de vocês, apoiando-as irrestritamente”, declarou.

Visivelmente emocionada, Vera retribuiu as palavras da Presidente Nacional e mandou seu recado às companheiras do partido: “Agradeço especialmente à minha mentora, amiga e construtora política, Cristiane Brasil, que caminha há muito tempo comigo nessa jornada.

Agradeço também às mulheres deste partido histórico e cumprimento a todas pelo reconhecimento do meu trabalho, de base e construção, feito com honestidade, seriedade, transparência e vontade, investindo prioritariamente nas mulheres.

Obrigado por depositarem sua confiança em mim”, disse.

Cristiane Brasil comentou ainda a importância da participação feminina no PTB e ressaltou as metas que pretende alcançar com o PTB Mulher.

E lembrou: “tudo o que é feito com amor, sempre cresce.

Vamos aproveitar este momento, então, para produzir e crescer.

Porque para as mulheres do PTB, nem o céu é o limite!”.

Logo após a Convenção, foi realizada mais uma edição do “Café com Prosa”, que, além da presidente nacional Cristiane Brasil e de Vera Gorgulho, contou com as ilustres presenças de três mulheres que fazem parte da história do PTB e que contribuíram diretamente para a formação e desenvolvimento do PTB Mulher: a Vice-Presidente Nacional do movimento, Marli Iglesias; a Diretora-Administrativa da Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV), Rita Leite; e a Presidente Municipal do PTB Mulher de Porto Alegre, Iara Lopes.

O Vereador Fausto Alves (PTB-RJ) também prestigiou o evento.

“É um prazer voltar ao Rio e ver que aqui existe um grupo coeso de mulheres trabalhando em prol das causas do PTB Mulher”, declarou Rita, na abertura de sua palestra sobre a Fundação.

Para Iara, a palavra de ordem do PTB Mulher é “solidariedade”.

Ela acredita que todos aqueles que pretendem fazer política formalmente devem estar imbuídos deste sentimento.

Uma das formas de aplicá-lo, na prática, segundo Iara, é, por exemplo, participar dos conselhos de direito das cidades, como o Conselho da Mulher e o Conselho do Idoso, dando representatividade ao movimento em todos os níveis da sociedade.

“Em Porto Alegre, fazemos do PTB Mulher um movimento espelho: a gente consegue se enxergar nele e vê-lo refletido por toda a cidade”, explicou.

A gaúcha Marli, uma das maiores incentivadoras da militância feminina no PTB, brindou a platéia com seu depoimento sobre a fundação e história do PTB Mulher, que teve início no final da década de 80, no Rio Grande do Sul, graças ao desafio recebido do senador Sérgio Zambiasi, na época deputado estadual do RS, a um pequeno grupo de mulheres, nomeando uma Comissão Provisória da qual fez parte, assim como a Iara, que estimulou a criação do mesmo.

Marli lembrou ainda que, apesar de no início ter um movimento tímido, enfrentaram diferentes dificuldades.

“Hoje podemos dizer que, assim como muitas companheiras, construimos uma bela frente de mulheres em todo país, que nos emocionam em cada pedacinho deste Brasil por que passamos.

Os homens não tinham idéia de que iríamos crescer tanto.

Agora, ninguém mais nos segura! Não esmoreçam, porque está chegando a nossa vez”, aconselhou Marli, que finalizou seu discurso com palavras de motivação às mulheres.

“Não andemos devagar para não sermos atropeladas, sejamos ousadas e rebeldes em busca da causa, pois temos um presidente como Roberto Jefferson que nos respalda e como ele costuma nos alertar ‘preparemo-nos, porque o futuro é das Mulheres’.

E o futuro está logo ali, não percamos tempo”.

Fonte: PTB Mulher – RJ