PTB Mulher elabora propostas para planejamento do partido com vistas às eleições

Agência Trabalhista de Notícias 21/11/2019, 20:34

Imagem Crédito: Weleson Nascimento/PTB Nacional

Reunidas durante três dias em Brasília, as presidentes estaduais e as dirigentes da Executiva Nacional do PTB Mulher participaram ativamente da elaboração do planejamento estratégico do PTB com vistas às eleições municipais de 2020 e gerais de 2022. Lideradas pela presidente Graciela Nienov, as petebistas exerceram papel de destaque na formulação das metas e compromissos do Partido Trabalhista Brasileiro, com o objetivo de ajudar na construção de candidaturas sólidas e competitivas para os pleitos futuros.

Ao final do encontro, ao falar sobre o trabalho desenvolvido pelas mulheres nos debates de alinhamento político e estratégico, Graciela fez um agradecimento especial ao presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, pelo apoio que sempre deu ao PTB Mulher.

“Liberdade. Nós só estamos aqui hoje, construindo esse grande movimento de mulheres, porque o presidente Roberto Jefferson nos concede total liberdade de ação. Nos concede liberdade de expressão, para utilizarmos nossos recursos livremente, para articularmos, para falarmos o que pensamos, para discutirmos política com os dirigentes do partido, com os presidentes estaduais e municipais, com a bancada. Liberdade e confiança no nosso trabalho e na nossa atuação”, ressaltou.

Graciela Nienov destacou ainda que, hoje, o PTB possui um dos mais organizados movimentos de mulheres entre todas as agremiações no Brasil. “Garanto a vocês que nos outros partidos as mulheres não possuem um movimento tão forte como o nosso. No PTB, as mulheres não ficam em um canto fazendo apenas políticas de mulheres. No PTB, o presidente Roberto Jefferson ouve as mulheres, nos consulta, nos chama a participar das ações e discussões partidárias. Que partido pode crescer sem ouvir a base, sem ouvir as mulheres? No PTB, nós estamos nos reinventando e nos transformando a partir da política de base, ouvindo todos de forma igualitária e justa”, reforçou.

A participação intensa das mulheres petebistas nas discussões do partido durante os três dias de encontros em Brasília também foi destacada pela presidente do PTB Mulher.

“Quero aqui fazer um agradecimento às nossas mulheres pela qualidade do trabalho realizado nos últimos dias. Nós, mulheres, não queremos ser mais nem menos do que os homens, só queremos sentar na mesma mesa e colocar a nossa opinião. E vocês, mulheres, deram show nesses últimos dias de encontro em Brasília. As mulheres do PTB nos dão total orgulho. São mulheres de fibra, coragem, dedicadas, qualificadas, comprometidas. É com essas mulheres que vamos alcançar vitórias espetaculares nas próximas eleições”, afirmou.

Para Roberto Jefferson, as mulheres foram primordiais na confecção do planejamento estratégico do PTB. O presidente disse que as petebistas são responsáveis por grande parte do sucesso que o partido vem obtendo na preparação para as próximas eleições.

“Eu quero destacar aqui o grande trabalho que a Graciela vem fazendo como presidente do PTB Mulher, e também na articulação política do partido. A Graci adoça relações que muitas vezes ficam tensas dentro da Executiva Nacional. Ela tem se colocado como um amortecedor de relações partidárias, e esse é um papel fundamental que vem exercendo, de pacificação, agregando, construindo. As mulheres possuem grande responsabilidade pelo sucesso que estamos vivendo agora. As mulheres ajudaram a construir este momento que vivemos nestes últimos dias em Brasília, na formulação do nosso planejamento estratégico para as próximas eleições”, afirmou Jefferson.

Encontro do PTB Mulher

No encontro realizado pelas mulheres, na segunda-feira (18), Graciela Nienov destacou, inicialmente, que somente o Estado de Alagoas ainda não organizou o PTB Mulher. A presidente fez um balanço das ações e atividades realizados pelo movimento em 2019, como a criação e entrega do Prêmio Ivete Vargas, o programa “Sou Jovem, Sou Mulher, Sou PTB”, a campanha “Homens e Mulheres, Juntos Somos Fortes”, o ciclo de palestras “Vez, Voz e Voto” e, por fim, o mais novo trabalho do movimento: “Somos todas Ivete Vargas”, lançado durante o encontro realizado na segunda.

Na ocasião, Graciela Nienov colocou em discussão um novo formato de autofinanciamento do movimento para as atividades realizadas. O projeto visa ampliar a participação das pré-candidatas nas ações do partido, com o compartilhamento das informações junto ao PTB Mulher.

Durante o encontro, todas as participantes falaram de suas experiências tanto na política como à frente do movimento feminino do partido. Fizeram uso da palavra Cristiane Brasil (RJ), Nayara Soares (DF), Andrea Sessim (SC), Paula Vaz (RS), Emilce Campos (MA), Adelita Parmezan (PR), Elaine Matozinhos (MG), Cristina Costa (RJ), Suellen da Silva (AC), Aline Mangueira (SE), Karla Bengtson (PA), Kelly Dantas (AP), Nena Martins (PB), Sandra Vieira (SP), Mical Damasceno (MA), Quitéria Vieira (CE), Nassa Élida (TO), Maria Inez de Medeiros (PE), Juliana Saturno (MT), Fátima de Souza (MS) e Mari de Bortoli (RS).

Ainda na segunda-feira, as presidentes estaduais e dirigentes do PTB Mulher ouviram uma palestra e participaram de uma roda de debate organizada pela consultora Yuri Shirado, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os debates tiveram o propósito de elaborar as propostas que as mulheres apresentam posteriormente nas discussões sobre o planejamento estratégico do PTB para as futuras eleições. Yuri foi a responsável pela coordenação das atividades durante os três dias de reunião da legenda.