PTB Mulher participa de encontro com lideranças femininas de partidos

Agência Trabalhista de Notícias 11/12/2019, 10:01

Imagem Crédito: Divulgação

O PTB Mulher realizou na terça-feira (10), em Brasília, um movimentado encontro que contou com a participação de lideranças femininas nacionais de diversos partidos políticos. Liderada pela presidente do PTB Mulher do Distrito Federal, Nayara Soares – que, na ocasião, representou a presidente nacional do movimento, Graciela Nienov –, a reunião tratou do tema do incentivo às candidaturas femininas para as eleições municipais de 2020.

Durante o encontro, as líderes debateram propostas como a de que em cada prefeitura seja instalada uma Procuradoria Especial da Mulher, que possa promover ações para combater a violência cometida contra a mulher. Essas procuradorias, de acordo com o que foi discutido, teriam a função de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e acompanhar a execução de programas das prefeituras e governos estaduais que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias, e implementação de políticas para as mulheres.

Nayara Soares e as demais presidentes de movimentos partidários femininos tiveram direito a falar sobre três pontos pré-determinados: quais os desafios encontrados dentro do ambiente partidário para a inserção da mulher na política; quais as ações que estão sendo promovidas para as eleições de mais mulheres em 2020; e quais sugestões para superar os desafios e eleger o maior número de mulheres no pleito do ano que vem.

Falando em nome de Graciela Nienov, Nayara destacou que as petebistas têm recebido amplo apoio tanto da Executiva Nacional do PTB como dos presidentes estaduais e municipais para poderem atuar no partido. A dirigente lembrou que, recentemente, o PTB realizou um grande encontro de planejamento estratégico com vistas às eleições de 2020 e 2022, e, na ocasião, as mulheres tiveram papel preponderante na formulação de estratégias para a definição de candidaturas.

“No PTB, as mulheres têm tido vez e voz, e graças ao amplo apoio que recebemos da direção do partido, vamos ter voto também. A nossa presidente nacional é chamada a participar ativamente de todas as ações partidárias, e o presidente Roberto Jefferson vem afirmando que o Partido Trabalhista Brasileiro tem na mulher o seu braço forte. O nosso presidente diz que, graças à força e à garra das mulheres, o partido terá amplo êxito nas próximas eleições, para ajudar a construir um futuro melhor para os brasileiros”, disse a presidente do PTB Mulher do DF.

Os debates no encontro das lideranças femininas também envolveram questões como as chamadas “candidaturas laranjas”, e formas de evitar este tipo de problema. Para Nayara Soares, encontros como este que foi realizado em Brasília são fundamentais para pensar em ações que levem a mulher a acreditar que sem a participação dela na política, a democracia será sempre frágil e incompleta.