PTB Mulher promove formação política e fortalece movimento no RS

PTB Notícias 30/04/2014, 15:55

Com metas de potencializar ainda mais a participação das mulheres na política, o PTB Mulher de dois municípios do Rio Grande do Sul, próximos à capital Porto Alegre, realizaram atividades no último final de semana – ambos eventos foram realizados nas respectivas Câmaras de Vereadores.

Em Eldorado do Sul foi realizado o I Seminário de Capacitação Política e em Novo Hamburgo, um encontro para debater o futuro do movimento das mulheres trabalhistas no município.

Eldorado do SulNa sexta-feira (25/4/2014), os trabalhos foram abertas por Vanessa Mendes, presidente municipal do PTB Mulher, que homenageou as ex-vereadoras Maria de Lurdes e Vera Matos, dizendo que elas fizeram a diferença na história política da cidade, incentivando a participação das mulheres nas atividades político-partidárias.

Juliana Bueno, presidente da ONG Se Liga, fez apresentação sobre as mulheres no século XXI, incluindo retrospecto de lutas, reivindicações e conquistas que, somadas ao longo da história, determinaram a valorização e o respeito das mulheres pela sociedade.

Sob o tema “Lugar de mulher é em todo lugar, inclusive na política”, a presidente estadual do PTB Mulher, Marcia Tedesco, destacou fatos que marcaram a crescente participação feminina na história trabalhista da sigla.

Marcia também recebeu atenção da vice-presidente das mulheres de Eldorado do Sul, Vivian Garcia, e teve seu trabalho enaltecido no fortalecimento e na união das mulheres trabalhistas entre os municípios gaúchos.

“Agradeço pela parceira que tens conosco, teu trabalho deu gás para as mulheres petebistas de nossa cidade.

“Presentes ao evento, as presidentes do PTB Mulher de Porto Alegre, Tanise Pazzim, de Guaíba, Cristiane Tolotti, e de Novo Hamburgo, Marcia da Luz.

Também o ex-deputado estadual Carlinhos Vargas (PTB), o presidente do PTB na cidade, Ademir Marques (Chinês); e os vereadores Paulo Banana (PDT, de Eldorado do Sul) e André Barbosa (SDD, de Guaíba) e José Campeão (PTB, de Guaíba).

O deputado estadual José Sperotto (PTB) esteve representado pelo assessor José Atos Junior, e Marie Strege e Elisandra Pedroso, que também integram a assessoria do parlamentar.

Novo HamburgoNo sábado (26), a presidente municipal do PTB Mulher, Márcia da Luz, fez a apresentação “O PTB Mulher conta com vocês”, na qual exibiu vídeo sobre o papel da mulher na sociedade, os espaços que foram sendo conquistados ao longo da história e a participação crescente nas atividades políticas.

Seguindo a mesma linha histórica, a presidente estadual do PTB Mulher enfatizou a trajetória do PTB especialmente a participação do partido nas conquistas dos direitos das mulheres: “Getúlio Vargas nos deu o direito de votar, hoje somos mais do que eleitoras, somos candidatas e representantes de nossas comunidades”, argumentou Marcia Tedesco, usando como exemplos as ex-deputadas do PTB Gilda Kirsch e Kelly Moraes: “Elas nos mostram que podemos chegar lá”.

A vereadora Patrícia Beck (PTB) agradeceu a Marcia pelo trabalho que vem sendo desenvolvido à frente do movimento.

“Somos, uma a uma, cada vez mais fortes, tenho orgulho do PTB Mulher da minha cidade”, resumiu.

Luiz Carlos BusatoPresente ao evento em Novo Hamburgo, o presidente do PTB-RS, deputado Luiz Carlos Busato, destacou a importância do PTB Mulher e da Juventude do PTB.

“O trabalho de vocês, da nossa militância, é a base para nosso partido continuar crescendo”, disse, reforçando que são movimentos fortes e que servem de referências a outros partidos.

Busato lembrou o evento promovido pelas mulheres, em 29 de março, elogiou Marcia Tedesco pela organização e oportunidade de mostrar que as mulheres do PTB estão prontas para as eleições de 2014.

“Mulheres, coloquem seus nomes à disposição do partido para concorrer.

Acreditem em vocês mesmas, vocês podem conquistar muito mais”, argumentou.

Destaque para as presenças da secretária-geral do PTB Mulher de Porto Alegre, Iára Lopes, e das presidentes municipais Tanise Pazzim (Porto Alegre), Flávia (Portão) e Vera (Cachoeirinha).

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB-RSFoto: Divulgação