PTB Mulher reafirma compromisso com a participação feminina na política

PTB Notícias 19/10/2015, 12:38


A Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) sediou, no sábado (17/10/2015), um grandioso e dinâmico encontro do PTB Mulher, que contou com palestras, discursos de líderes da sigla, além de apresentações culturais de dança, canto e capoeira.

A presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado, o presidente do PTB de Minas Gerais, deputado estadual Dilzon Melo, e a presidente do PTB Mulher mineiro e do PTB de Belo Horizonte, vereadora Elaine Matozinhos, também marcaram presença e reforçaram, para centenas de lideranças, a importância de se incentivar as mulheres a ocuparem os espaços de decisão na sociedade.

“Nosso departamento tem muita força, militância, preparo, garra e grande determinação.

Criamos musculatura, e, hoje, somos um movimento consolidado e que, a cada dia, vai crescer ainda mais e estimular a participação feminina na política”, afirmou Marlene, ao reverenciar a pujança do PTB Mulher.

A líder do movimento feminino do PTB ainda ressaltou o trabalho e a coragem da presidente nacional do partido, deputada Cristiane Brasil (RJ), que, de acordo com Marlene, vem promovendo diversas mudanças na sigla.

“Tive a grande honra de suceder o maravilhoso trabalho de Cristiane Brasil, que é a líder do nosso partido.

Sei do peso e da responsabilidade de estar à frente do PTB Mulher agora, para, inclusive, estar à altura dessa gestão moderna, estratégica e posicionada que a nossa deputada federal está implantando em todo o partido”, disse.

(/_tinyimg/MarleneCamposMachado-EventoPTBMulher-MG.

jpg) Em seu discurso, Marlene Campos Machado também reverenciou a fundadora do PTB Mulher, a vice-presidente Marli Iglesias.

“Sem a iniciativa dessa mulher guerreira, que sempre lutou pelas mulheres em todo o país, o nosso movimento não teria a força que tem”, afirmou.

A anfitriã do encontro, Elaine Matozinhos, elencou o posicionamento como um dos fatores mais importantes para que as mulheres ganhem espaço no meio político.

“O mundo da política é dominado por homens.

Por isso precisamos ter posicionamento.

Quando cheguei à Polícia Civil, tive que agir da mesma forma, se eu não tivesse me posicionado, eu não teria tido espaço”, afirmou Matozinhos, que é delegada.

A trabalhista reforçou a importância de participar da política: “Se a gente não tiver um mandato, uma cadeira e um partido, vamos gritar até ficar roucas”, completou Matozinhos, a única vereadora dentre os 41 parlamentares que compõem a Câmara de BH.

Ela também forneceu, em seu discurso, dados sobre a desigualdade de gênero na política mineira.

Já o presidente do PTB de Minas, deputado estadual Dilzon Melo, destacou certas qualidades inerentes ao universo feminino, em argumento para que participem da política.

“A mulher tem que estar presente na vida pública [.

.

.

] Vocês mulheres podem fazer a diferença, aliás, a mulher em todo o lugar que está, faz a diferença, o sentimento é diferente, o respeito é diferente, a responsabilidade é diferente”, disse.

Para Dilzon, “mulher não nasceu para ‘choferar’ fogão, mulher nasceu para ‘choferar’ o marido e a política”.

Ele também elogiou o desempenho de Marlene na campanha ao Senado em 2014, citando o presidente do PTB de São Paulo e secretário-geral do partido, deputado estadual Campos Machado.

“Como se não bastasse Marlene ser esposa de um líder, homem de valor, de respeito, de posição definida e o mais importante: de lealdade imensurável – um batalhador que acredita no que faz, ela ainda ganhou o respeito e o espaço na política nacional com os quase 400 mil votos que obteve na campanha, no ano passado.

Sem dúvidas, o PTB e o PTB Mulher vão dar continuidade a todo esse grande trabalho que já é realizado”, concluiu Dilzon Melo.

PalestrasNa ocasião, os especialistas Antônio Augusto Meyer e Patrícia Cáceres palestraram sobre reforma política e oratória, respectivamente.

Após o evento, ambos deram dicas importantes e tiraram dúvidas de pré-candidatos.

PresençasTambém compuseram a mesa de honra: Vera Gorgulho (secretária-geral da Executiva Nacional do PTB Mulher, representando a presidente nacional do partido, Cristiane Brasil); Cláudia Rocha (presidente do PTB Mulher de Belo Horizonte); Flávia Bretas (vice-presidente do PTB Mulher de Belo Horizonte); Robson Ferreira (tesoureiro do PTB de Belo Horizonte); Jonathan Godinho (presidente da Juventude do PTB de Belo Horizonte).

(/_tinyimg/Mesa-PTBMulher-MG2.

jpg) Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB-SPFotos: Divulgação/PTB-SP