PTB Mulher realiza encontro em Brasília e define metas para 2007

PTB Notícias 27/06/2007, 20:03

“Lugar de mulher é no poder!”.

Esse será o slogan com o qual o PTB Mulher trabalhará neste ano, buscando conscientizar as mulheres sobre a importância da sua participação mais efetiva na política nacional.

A idéia foi discutida nesta quarta-feira, 27, durante reunião da Executiva Nacional do PTB Mulher na sede nacional do partido em Brasília.

A partir deste slogan, as petebistas iniciam uma grande campanha de filiação de mulheres ao partido, com vistas a poderem participar da disputa eleitoral de 2008.

De acordo com a presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, o objetivo do partido é conseguir filiar o maior número possível de mulheres, para que não só sejam cumpridas as cotas de 30% de candidaturas femininas, como haja maior qualidade nessas candidaturas.

Cristiane Brasil também quer estimular cada vez mais a discussão dentro do partido sobre a mudança do Estatuto petebista, para que seja incluída a efetiva participação das mulheres tanto no Diretório Nacional como nos diretórios estaduais e municipais.

“Queremos que fique registrado no nosso Estatuto que o PTB é um partido que defende a igualdade entre homens e mulheres, e que luta para que as mulheres alcancem os postos mais altos da política nacional.

Para isso, é preciso que também dentro do partido as mulheres estejam presentes nos cargos de direção.

Não queremos que as mulheres sejam apenas enfeite, mas que tenham voz, que tenham voto, que decidam os destinos da nossa agremiação”, disse a presidente do PTB Mulher.

Cristiane Brasil afirmou na reunião que pretende estimular ações de capacitação para as mulheres do partido, realizando oficinas de formação política voltadas para a mulher.

Segundo a presidente do PTB Mulher, para que as mulheres possam participar da administração pública e assumir mandatos eletivos, é preciso que haja um aumento da conscientização política feminina, para a construção de um País mais justo e mais igualitário.

“O conceito de qualidade tem que estar embutido no PTB Mulher.

Essa é uma meta a ser perseguida em todos os diretórios, as mulheres não querem apenas ser coadjuvantes”, disse Cristiane Brasil.

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ao abrir o encontro do PTB Mulher em Brasília, afirmou que a atual mobilização das mulheres do partido traz para o PTB uma grande chance de crescimento nacional.

Para Roberto Jefferson, o fortalecimento do núcleo feminino trará o equilíbrio necessário para nos consolidarmos definitivamente como um partido democrático e que respeita a igualdade entre as pessoas.

“O futuro da política passará pelas mulheres.

Por isso temos que estar antenados com os temas mais importantes para a mulher deste século, como a questão da pílula do 3° dia, a descriminalização do aborto, entre outros.

Vamos ouvir as mulheres, saber o que elas pensam pra podermos defender as suas posições, os seus anseios.

O nosso comprometimento é de luta, e eu acredito que o PTB Mulher vai se firmar como o braço mais importante do Partido Trabalhista Brasileiro”, disse o presidente nacional do PTB.

Roberto Jefferson disse ainda, durante o encontro nesta quarta-feira, que quer ver o PTB Mulher trabalhando em conjunto com o Movimento da Juventude Trabalhista e também com o PTB Ambiental, braço de ação partidária voltado para a defesa do meio ambiente, e que está sendo criado no partido.

O presidente do PTB defende que haja a aproximação entre os órgãos de apoio para um trabalho conjunto de convencimento da população, com vistas principalmente às eleições de 2008.

Após a apresentação do presidente do PTB, as novas componentes da Executiva Nacional do PTB Mulher se apresentaram e falaram sobre suas expectativas e propostas para as ações futuras das mulheres petebistas.

Participaram da reunião em Brasília Marli Iglesias, do Rio Grande do Sul, Rita Leite, do Piauí, Tânia Reckziegel, do Rio Grande do Sul, Marília Vivacqua, do Espírito Santo, Sandra Silveira, do Rio Grande do Sul, Vera Gorgulho, do Rio de Janeiro, Ariane Pereira, da Bahia, Janete Coelho e Ana Cléia Dourado.

O secretário de Projetos da Executiva Nacional do PTB, Antonio Osório Batista, lembrou as raízes históricas da criação do PTB Mulher.

Osório manifestou sua preocupação com o calendário eleitoral de 2008, que prevê para o final do mês de setembro deste o prazo fatal para filiações partidárias de pretensos candidatos às prefeituras e câmaras municipais.

“Os diretórios precisam estabelecer desde já seus critérios e ações voltadas para a filiação de mulheres ao partido.

O prazo é curto, portanto, é hora de trabalhar”, disse Antonio Osório.

Após a apresentação de cada uma das novas componentes da Executiva Nacional do PTB Mulher, foi decidido na reunião a divisão dos cargos de direção do órgão petebista.

A Executiva Nacional do PTB Mulher ficou assim definida:Presidente – Cristiane Brasil1ª Vice-Presidente – Marli IglesiasTesoureiro – Luiz RondonSecretária-geral – Rita Leite1ª Secretária de Comunicação – Tânia Reckziegel2ª Secretária de Comunicação e Marketing – Ariane PereiraSecretária de Eventos – Janete CoelhoSecretária de Formação Política – Sandra SilveiraSecretária 3i – Marília VivacquaSecretária de Ação Ambiental – Vera GorgulhoAinda durante a reunião desta quarta-feira, ficou definida a data de 1° de setembro como o Dia Nacional de Filiação de Mulheres ao PTB.

Neste dia, será realizada uma campanha nacional para filiar o maior número possível de mulheres ao partido.

Para discutir esta campanha e as ações de divulgação e marketing para o dia 1° de setembro, o PTB Mulher se reunirá novamente no próximo dia 15 de agosto, em Brasília.

Agência Trabalhista de Notícias (http://www.

ptb.

org.