PTB pede para deixar bloco da base aliada da Câmara, o blocão

PTB Notícias 2/04/2009, 4:55


O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes, de Goiás, encaminhou na noite desta quarta-feira (01/4) um requerimento à Mesa Diretora para deixar o bloco de apoio ao governo na Câmara, conhecido como “blocão”.

A justificativa do deputado petebista é buscar mais liberdade e independência nas votações da Casa.

A assessoria da liderança do PTB destacou que o partido continuará na base aliada do governo mesmo com a saída do “blocão”.

A medida foi tomada, segundo a liderança, para que o PTB possa votar e encaminhar discussões de acordo com seus entendimentos, sem precisar acompanhar as decisões dos outros partidos.

O deputado Jovair Arantes, líder do PTB, destacou que o partido deseja ter mais liberdade de atuação na Câmara, pois pertencer ao bloco mantém o PTB “engessado”.

“Não temos nenhuma reclamação do líder do bloco, o deputado Henrique Eduardo Alves [PMDB-RN], mas precisamos ter vida própria do partido.

Se o PTB continuar no bloco eu não posso, mesmo sendo líder do partido, usar a palavra no plenário da Câmara”, afirmou Jovair Arantes.

O PTB ingressou no bloco de apoio ao governo durante as negociações para eleger o deputado Michel Temer (PMDB-SP) como presidente da Câmara.

Em janeiro deste ano, 14 partidos se uniram no chamado “blocão” para apoiar a candidatura do peemedebista – entre eles, o PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Terra