PTB promove em Brasília 1º Encontro Nacional de Gestão Financeira

PTB Notícias 20/06/2007, 22:25


Com o objetivo de unificar os procedimentos de rotina do setor financeiro e esclarecer dúvidas sobre prestação de contas, o Partido Trabalhista Brasileiro realizou nesta quarta-feira, 20, no Hotel Nacional, em Brasília, o 1º Encontro de Gestão Financeira e Contábil do PTB.

Organizado pela Assistente Financeira do Diretório Nacional, Valéria Vieira, e pelo contador do partido, Bonfim Cardoso, o Encontro contou com a participação de representantes de cinco diretórios estaduais do partido, que estiveram em Brasília para receber orientações sobre as atividades contábil, eleitorais, fiscais e trabalhistas dos diretórios regionais do PTB.

O encontro foi aberto pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que após saudar os participantes, desejou a todos que aproveitassem da melhor foma possível as informações disponibilizadas pelos responsáveis da área administrativa e financeira do Diretório Nacional.

O presidente do partido ressaltou que este é apenas o primeiro workshop, e que outros serão realizados com representantes de diferentes diretórios regionais.

Jefferson disse que o intuito é o de buscar um entendimento conjunto sobre a melhor forma de se manusear a contabilidade partidária, unificando em todo o País o trabalho contábil do partido.

“Acredito que após estes encontros, o PTB ficará fortalecido e protegido contra problemas contábeis, trabalhistas ou mesmo contratuais, problemas que acabam por bloquear o repasse do fundo partidário aos diretórios e até mesmo ao próprio Diretório Nacional”, afirmou Roberto Jefferson.

Legislação e procedimentosA assistente financeira do PTB, Valéria Vieira, na abertura do Encontro, lembrou aos participantes que o grande objetivo do partido ao realizar o workshop é o de, inicialmente, fornecer todas as informações aos diretórios regionais sobre legislação contábil, prestação de contas e procedimentos financeiros obrigatórios a um partido político.

Valéria Vieira afirmou que foram convocados para este primeiro encontro membros de diretórios estaduais que recebem e os que não estão recebendo o repasse do fundo partidário (no caso, por estarem com as suas cotas suspensas por algum problema contábil).

Na primeira parte do Encontro, a assistente financeira do PTB tratou das questões a respeito de formas de arrecadação partidária e procedimentos do setor financeiro, como verificação de saldos das contas, planejamento de despesas com organização de planilhas e controle de movimentação bancária e fluxo de caixa.

Valéria Vieira discutiu com os participantes do Encontro procedimentos para se tratar a documentação contábil do PTB, com vistas à aprovação das contas do partido nos tribunais eleitorais.

Na segunda parte do Encontro, os representantes do setor de contabilidade do partido, Bonfim Cardoso e Carlos César, trataram dos procedimentos contábeis que devem ser adotados pelos diretórios.

Inicialmente foi abordada a questão da prestação de contas que deve ser entregue anualmente à Justiça Eleitoral, questão que é uma dos principais causadoras de bloqueio do fundo partidário.

Posteriormente foi apresentada a situação das doações e contribuições ao partido, os mecanismos que devem ser criados para impedir o recebimento de doações de fontes vedadas por lei, sobras de campanha, assim como procedimentos em relação aos documentos contábeis.

A situação das contratações de funcionários pelos diretórios e a observação de seus direitos e benefícios foi outro ponto abordado durante o workshop, assim como a questão dos tributos que o partido precisa pagar, por ser o PTB pessoa jurídica de direito privado, portanto, responsável pela retenção dos impostos e das contribuições.

O contador do PTB, Bonfim Cardoso, ao final do Encontro afirmou ter ficado surpreso com os resultados obtidos com apenas um dia de trabalho junto aos representantes de diretórios estaduais.

Para ele, a importância maior foi a interação entre os participantes, pois todos trouxeram não só dúvidas, mas também muita sugestões.

“Eu realmente acredito que foi uma grata surpresa este Encontro promovido pelo PTB, porque as pessoas participaram ativamente com muitas perguntas, e apresentaram muitas sugestões que ajudarão a unificar os nossos procedimentos.

Eu espero que possamos continuar com estes encontros, pois temos a oportunidade de dirimir as dúvidas dos nossos companheiros do PTB sobre uma gama de situações, o que certamente irá melhorar a prestação de contas do partido como um todo”, afirmou Bonfim.

Participaram do Seminário os representantes do Diretório de Minas Gerais, Robson Ferreira; do Rio Grande do Norte, Eduardo Gomes da Costa e João Luis Caldas de Macedo; do Tocantins, Carlucio de Carvalho e Ruiter Luiz Andrade Pádua; de Roraima, Naya Kellen Mesquita Barros e Isaias Barros Gomes; de Rondônia, Luiz Alves da Costa neto e Luiz Valter Cezar; de Sergipe, Cleverson.

Agência Trabalhista de Notícias