PTB realiza 1º Seminário voltado à administração de Porto Alegre

PTB Notícias 14/04/2007, 20:58


A primeira etapa do Seminário do PTB de Porto Alegre, “Reflexão sobre a Administração Municipal”, que aconteceu no Centro de Treinamento da Procergs, reuniu neste sábado, 14, dirigentes políticos e gestores que representam o partido no governo da Capital.

Os petebistas discutiram a participação do partido na administração e a reestruturação do diretório metropolitano por meio da instalação dos núcleos de bairro.

À tarde, aconteceram debates em grupos de acordo com as áreas em que o partido atua na prefeitura.

No final do dia, documento com as conclusões dos debates foi entregue ao prefeito José Fogaça, com a presença do senador Sérgio Zambiasi.

O presidente estadual do PTB, vereador Elói Guimarães, abriu o encontro ressaltando que, em Porto Alegre, a situação do partido é diferente da relação mantida com o governo Yeda Crusius.

“Na prefeitura, nossa posição não é de simples adesão.

Representamos o eixo, pois Eliseu Santos foi eleito na mesma chapa de Fogaça”, destacou, referindo-se ao vice-prefeito.

O presidente metropolitano do PTB, José Carlos Brack, salientou a importância do processo de reestruturação do partido na Capital, através da instalação, já em estágio avançado, dos 78 núcleos de bairro como caminho para a construção de projeto político com identidade própria e compromisso social.

Já o vereador Humberto Goulart destacou a necessidade de maiores investimentos na área da saúde e elogiou a criação dos núcleos de bairro.

O coordenador político do partido, Claudio Manfroi, lembrou que a refundação do PTB no Rio Grande do Sul completará 20 anos em 2008.

Fez retrospectiva da história recente do partido no Estado.

“Sem partido forte e militância engajada, não iremos a lugar nenhum”, afirmou.

Segundo o deputado estadual Cássia Carpes, o PTB precisa “dialogar politicamente” com o prefeito Fogaça.

Ressaltou que o partido precisa apresentar, de forma efetiva, suas propostas de realinhamento dos rumos da gestão.

O presidente do Instituto Solon Tavares, Ivandre Medeiros, salientou a importância da participação da militância na construção do processo eleitoral do ano que vem.

Lembrou que o partido ocupou níveis distintos de espaços nas administrações das quais participou e precisa cumprir metas estratégicas para ampliar suas posições.

O seretário-geral do diretório metropolitano, Cássio Trogildo, detalhou o conceito dos núcleos de bairro e relatou as experiências das primeiras unidades instaladas.

Considerou fundamental a participação espontânea e constante, no processo dos núcleos, dos petebistas que representam o partido nas diversas esferas da área pública.

O vice-prefeito de Porto Alegre, Eliseu Santos, destacou que, ao assumir o governo municipal, o partido encontrou a máquina pública sucateada.

Para Eliseu, o PTB precisa ampliar cada vez mais sua projeção.

“Estamos aqui porque sonhamos e acreditamos que é possível construir melhor qualidade de vida a todos”, disse Eliseu.

fonte: site do PTB – RS